Os participantes do Iº Encontro Nacional de Gestores de Centros Urbanos, que decorreu no passado sábado na Guarda, decidiram pela constituição da Associação Portuguesa de Gestão e de Gestores de Centros Urbanos (APGUR).
Estiveram presentes cerca de 40 gestores de centros urbanos vindos de todo o país, que aprovaram a criação de uma comissão de trabalho com vista à elaboração e redacção final dos estatutos da novel associação. A APGUR tem como objectivo «a partilha de experiências, de informação, a intervenção de uma forma concertada do movimento de gestores de centros urbanos na defesa e dinamização dos mesmos», adiantou Paulo Manuel, vice-presidente da Associação Comercial da Guarda (ACG). Serão ainda formadas unidades de acompanhamento e coordenação cuja missão será a dinamização e modernização comercial, a promoção da zona de intervenção e de horários mais alargados nos dias da semana e ao sábado à tarde. Por outro lado, servirão também para fazer com que os cidadãos regressem aos centros urbanos, que têm vindo a ser esvaziados, não apenas de população, mas também em clientes. «Na prática, estamos a falar de criar mais razões de interesse tanto para o comerciante querer investir no seu negócio, como para o cidadão visitar o centro urbano e obviamente fazer aí as suas compras», refere.
Esta intervenção na modernização do comércio contará com o apoio das respectivas autarquias, nomeadamente através das sociedades de reabilitação urbana. Existem na região quatro unidades aprovadas em Fornos de Algodres, Almeida, Guarda e Manteigas, a partir das quais serão criadas associações de direito privado. As verbas para o seu funcionamento das equipas técnicas nos próximos dois anos já foram aprovadas. Entretanto, Paulo Manuel revelou que a ACG candidatou, no passado 9 de Novembro, a promoção da região junto dos espanhóis.