Arquivo

Gás natural aumenta 3,9 por cento em julho

Famílias vão pagar até 84 cêntimos a mais na fatura mensal, de acordo com a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos

As faturas do gás natural para os clientes do sector residencial (com consumo até 10.000 metros cúbicos), serviços e pequena industria vão subir 3,9 por cento a partir de 1 de julho, adiantou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Estes valores, que terão ainda que ser aprovados pelo Conselho Tarifário e anunciados formalmente a 15 de junho, vão vigorar até 30 de junho de 2012. Assim, de acordo com a proposta da ERSE, um casal sem filhos cuja fatura mensal de gás natural era de 11,85 euros, terá um aumento de 0,45 euros, passando a custar 12,30 euros. Para um casal com filhos o aumento será de 0,84 euros. Esta atualização das tarifas reflete uma subida de 17 por cento do custo do gás natural nos mercados internacionais, decorrente da escalada do petróleo.

As tarifas de acesso às redes, para os fornecimentos aos clientes com consumos acima dos 10.000 m3 (industriais), que contratam energia no mercado, vão ter uma descida de 6,1 por cento, de acordo com a proposta da ERSE. Deste modo, o preço que os clientes industriais pagam pelo gás natural contratado no mercado resulta da conjugação entre o preço de energia negociado com o comercializador e a tarifa de acesso fixada pela ERSE.

Sobre o autor

Leave a Reply