Arquivo

Gala Spal consagra Mário Patrão pela sexta vez

Desporto motorizado

Mário Patrão foi eleito, pela sexta vez na Gala Spal organizada pelo Clube Escape Livre, como Piloto do Ano Scutvias. A consagração do motard da KTM que participou no Rali Dakar aconteceu no sábado, no TMG, tendo sido escolhido pelos cerca de 400 espetadores presentes no TMG.

O evento, que já conta 19 edições, homenageou 26 pilotos da Guarda de nove modalidades do desporto motorizado. Além de Mário Patrão foram distinguidos António Matias, António Tavares da Silva e Nuno Rodrigues da Silva (ralis); as duplas Artur Teixeira/ David Paredes, Carlos Coelho/ Nuno Martins, Carlos Cruz/ Constantino Logarinho e Luís Moreira/ António Freixo (navegação); Nuno Aires Costa (radiomodelismo) e Fernando Morgado, Frederico Neto, João Martins, Jorge Grilo, Miguel Vicente, Rui Loureiro e Vilson Grilo (slalom). Luís Fernandes (sprint), Bernardo Marques (todo-o-terreno), David e Sérgio Saraiva, Francisco Carvalho (velocidade) e Guilherme Santos (quad-cross) foram outros dos galardoados.

Quanto a prémios especiais, o Troféu Prestígio João Lopes foi entregue ao jornal “A Guarda”, que em 2017 assinala 113 anos de publicação. Já o Troféu Manuel Gião, a mais alta distinção da gala, foi atribuído à Valorpneu. O Escape Livre concedeu ainda duas menções honrosas a dois elementos do Clube: o responsável pelos reconhecimentos no terreno e pelo Programa Escape Livre, António Pinto Moreira, e o vice-presidente, Luís Cruz. No final, Mário Patrão, que, em 2016, devido a uma lesão, participou em menos provas mas ainda conseguiu o primeiro lugar do pódio no Raid TT de Góis e na classe Maratona do Rali Dakar, mostrou-se «um pouco surpreendido» com o troféu. «Claro que isto é um ânimo e um empurrão que as pessoas da Guarda me dão. Agradeço e vou continuar a trabalhar, dentro do possível, para dignificar a Guarda», declarou o piloto. A festa ficou completa com a atuação dos Prós & Contras e uma encenação do grupo Hereditas.

Sobre o autor

Leave a Reply