Arquivo

Gabinete Técnico Local está em força

Em funcionamento há cerca de um ano, tem já vários projectos concluídos e o Plano de Pormenor de Videmonte em conclusão

O Gabinete Técnico Local, criado à cerca de uma ano, pela Câmara Municipal da Guarda com o objectivo de fazer estudos e projectos de requalificação e valorização de aldeias da Serra da Estrela, nomeadamente Fernão Joanes, Meios, Trinta e Videmonte. O Gabinete é constituído por um grupo de 12 técnicos de diversas áreas.

Esmeraldo Carvalhinho, vereador da Câmara da Guarda e responsável por este projecto, admitiu existir outro objectivo «para além de valorizar e requalificar estas freguesias» que passa por criar «um instrumento que podemos utilizar para a candidatura ao programa Aldeias de Montanha, se este for aprovado». Ana Cristina, arquitecta e coordenadora do GTL-Guarda, afirma que o gabinete «foi constituído para estudar algumas aldeias do concelho, fazer levantamentos das mesmas, estudar o património, no sentido de o preservar, quer o natural quer o edificado». Segundo o vereador a autarquia avançou com esta iniciativa por considerar que «estas aldeias da serra são freguesias com um potencial turístico extraordinário, que merecem ser observadas e apreciadas por pessoas de outras zonas do concelho e do país» acrescentando que «há formas de vida que vale a pena conhecer». Esmeraldo Carvalhinho adiantou ainda que «todo este processo de requalificação» pretende criar condições para que os turistas não «vão apreciar somente as formas de vida primitivas daquela zona, queremos que sejam freguesias que vivam com dignidade, por isso todo este processo de requalificação». Para o autarca outro dos aspectos importantes é a localização das aldeias que se situam «numa zona turística por excelência, a Serra da Estrela, por isso vale a pena serem vistas com uma atenção especial e redobrada».

Desde que entrou em funcionamento o GTL realizou o «levantamento dos elementos de caracterização sócio-económica, em todas as freguesias, bem como a apreciação de algum património público, que possa vir a dar origem a projectos de recuperação», afirmou o autarca.

O Plano de Pormenor de Videmonte é, neste momento, o grande projecto do grupo de trabalho. Para Esmeraldo Carvalhinho este Plano contribuirá para «aumentar a qualidade de vida da população» ordenando e planificando o espaço e conseguindo assim, posteriormente, «proporcionar aos turistas visitas mais agradáveis à medida que descobrem a cultura local».

Ao mesmo tempo procedem ao «levantamento das sepulturas antropomórficas dentro das aldeias, para propormos uma futura área arqueológica», declarou a arquitecta Ana Cristina. A coordenadora afirma ainda que «quando tivermos o levantamento de todo o património vamos elaborar painéis informativos, que irão servir para dar a conhecer e divulgar aquilo que têm de mais importante e interessante estas aldeias». Entre os projectos já concluídos está, nomeadamente, a recuperação de uma antiga fábrica de lanifícios nos Meios, para Museu dos Lanifícios.

Sobre o autor

Leave a Reply