Está agendada para este sábado uma Assembleia-Geral da Associação de Futebol da Guarda (AFG) que, à partida, deverá ser bastante participada.
Neste encontro de associados, será ratificada, ou não, uma proposta apresentada pelo Guarda Unida Desportiva noutra reunião de clubes realizada em abril e que prevê a extinção da IIª Divisão Distrital de seniores para haver apenas um campeonato, à partida, repartido por duas séries. O presidente da AFG especificou em julho que houve uma Assembleia-Geral «pouco concorrida» em que os clubes presentes decidiram, «por maioria», que os campeonatos distritais seniores na época 2014/2015 passariam a ser disputados em apenas duas séries de Iª Divisão, uma decisão que «não poderia ser tomada, assim, de ânimo leve porque havia necessidade de alterar o regulamento». De resto, Andrade Poço fez questão de esclarecer que os corpos sociais da Associação não têm direito a voto nas Assembleias-Gerais e que, «como presidente da AFG», tem que concordar com o que a maioria dos clubes aprove, mas «pessoalmente» discorda da medida.
O responsável considerou «extremamente negativo haver apenas uma divisão distrital», daí salientar que «não foi o presidente da AFG que propôs, nem sequer estimulou fosse, quem fosse no sentido de que essa proposta fosse apresentada». A AG está agendada para as 14 horas no Paço da Cultura, na Guarda, e finda a reunião de associados terá lugar o sorteio dos campeonatos distritais da próxima época. É quase certa a não participação do São Romão, que se sagrou campeão distrital da IIª Divisão na última temporada, pelo que o despromovido Ginásio Figueirense, um histórico do futebol distrital, deverá ocupar a vaga e manter-se no principal campeonato da Guarda.