Arquivo

Futebol na Guarda Desportiva fica para o ano

A não confirmação do registo do nome do clube e dificuldades na aprovação dos estatutos impediram a inscrição da colectividade na AF Guarda

A falta da recepção da confirmação do registo do nome do clube nos serviços competentes e «as dificuldades verificadas na aprovação dos estatutos» são as razões pelas as quais a Guarda Desportiva Futebol Clube, designação da nova colectividade da cidade, não vai ter futebol esta época, como era intenção dos seus mentores. As razões que levaram a que o mais recente clube da cidade mais alta não participe nos campeonatos da Associação de Futebol da Guarda foram reveladas numa conferência de imprensa realizada na última quinta-feira.

Para a temporada 2004/05, o grupo de amigos que avançou para a criação da novel associação garantem que «o futebol vai ser uma realidade», afiança Prudente de Oliveira, sócio da Associação Desportiva da Guarda, o principal impulsionador do novo clube. Além da falta de confirmação do registo do nome e das dificuldades na aprovação dos estatutos, também as «férias dos organismos responsáveis» que impediram que «os documentos necessários à inscrição chegassem» dentro do prazo e o «curto tempo» para constituir o clube, contribuíram para o insucesso. De resto, o clube «tem dinheiro», conseguindo reunir cerca de seis mil euros junto de familiares, daí que esta não seja a razão que impediu o clube de proceder à respectiva inscrição. Com os olhos postos na época desportiva do próximo ano, os responsáveis do novo clube prometem organizar «eventos, treinos de captação para as camadas jovens e um torneio de futsal no Natal», avança. Para além do futebol, o novo clube pretende ser «eclético», podendo-se estender a outras modalidades como a natação e o judo.

Recorde-se que a ideia de criar um novo clube na Guarda nasceu a 5 de Junho, na última Assembleia Geral da Associação Desportiva da Guarda, por intermédio de Prudente de Oliveira, que acreditava então ser possível haver futebol na cidade mais alta já na época 2003/2004. Entretanto, conseguiu reunir o apoio de um grupo de cerca de 15 amigos, mas as dificuldades agora reveladas impediram que a inscrição do clube para disputar a IIª Distrital da Associação de Futebol da Guarda fosse uma realidade.

Sobre o autor

Leave a Reply