Arquivo

Furtos de água e luz custam 82 milhões todos os anos

De acordo com uma notícia divulgada hoje pelo “Jornal de Notícias”, o furto de eletricidade por parte dos consumidores causa todos os anos mais de 50 milhões de euros de prejuízos à EDP e ao Estado, nos impostos que não são pagos. As três técnicas usadas são ligações abusivas, viciação dos contadores ou manipulação da potência contratada. No setor da água o buraco da fraude ronda os 32 milhões por ano.

Entre 2012 e o ano passado, o número de furtos de eletricidade detetados por equipas da EDP passou de cerca de 14 mil para 40 mil. A curva ascendente dos mesmos abrandou este ano, mas já está acima dos 20 mil casos.

A EDP já reforçou as equipas no terreno e os mecanismos de controlo remoto para detetar as fraudes, que em muitos casos são denunciadas pelas alterações nos históricos de consumo. Quando a energia consumida numa casa se torna anormalmente baixa, a EDP aciona as equipas para que averiguem se se trata de burla e eliminar eventuais ligações ilícitas.

No setor da água, indica o JN, não é possível contabilizar o número de furtos, devido ao número de empresas fornecedoras, públicas ou privadas. Mas as “perdas aparentes” – erros de medição e furtos -, significaram em 2013 (último ano com dados concretos) 56,5 milhões de metros cúbicos de água, garantiu ao jornal fonte da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).

As coimas para os infratores podem variar entre os 1500 a 3740 euros, para pessoas singulares, ou entre 7500 euros e 44 890 euros para empresas.

Sobre o autor

Leave a Reply