Arquivo

Fundão recebe encontro europeu sobre património mineiro

Recuperação da antiga lavaria do Cabeço do Pião é o único projecto português integrado na rede Europamines

O concelho do Fundão vai acolher no mês de Julho um encontro sobre requalificação de património mineiro no âmbito da rede Europamines, que junta dez entidades e projectos de vários países, anunciou recentemente a autarquia local. Os trabalhos de recuperação da antiga lavaria do Cabeço do Pião, onde era tratado o minério extraído nas Minas da Panasqueira, na margem do rio Zêzere, são o único projecto português de requalificação do património mineiro que integra aquela rede europeia.

Denominado Projecto Rio, representa um investimento de 2,5 milhões de euros com fins turísticos e tem como parceiros projectos semelhantes em curso no Reino Unido, Espanha, França, Itália, Polónia, Irlanda e Alemanha. «Cada projecto dentro da rede representa a matéria-prima para trabalho dos especialistas que estão envolvidos, que criticam, sugerem e apresentam propostas sobre o que fazer», adianta o vereador com o pelouro do Desenvolvimento Local e Regional, Paulo Fernandes. «A observação directa das soluções concretas de desenvolvimento e gestão que têm vindo a ser desenvolvidas pelos nossos parceiros será certamente valiosa para o nosso projecto», sublinha. O último encontro da rede Europamines decorreu entre 13 e 17 de Maio, na Polónia, e foi dedicado ao potencial de desenvolvimento das minas de ouro de Zloty Stok enquanto atracção turística. «Apesar do projecto ainda não estar concluído, as visitas àquela mina polaca já ascendem a cerca de 30 mil pessoas por ano», realça Paulo Fernandes.

No âmbito do Projecto Rio, foi criada uma Pousada da Juventude a partir de antigos imóveis mineiros do Cabeço do Pião, num investimento de cerca de 166 mil euros. Uma zona que era designada de Bairro Chinês foi transformada e vai receber turismo de habitação, numa requalificação orçada em 285 mil euros. Nas duas estruturas estão «a ser ultimados pormenores e os espaços vão ser mobilados», esperando-se que possam abrir até final do Verão, refere o vereador. A transformação da antiga lavaria de minério num parque temático é a obra central, cujo projecto está em fase de adjudicação. «É um investimento de, pelo menos, 1,4 milhões de euros e serviu de base à candidatura do concelho do Fundão a fundos PITER – Programas Integrados Turísticos de Natureza Estruturante e Base Regional», acrescenta. O projecto inclui ainda a recuperação da antiga Cantina do Mineiro num restaurante típico a instalar ao longo do próximo ano. Estão igualmente previstas obras de protecção ambiental e renovação de estruturas básicas. A rede Europamines – www.europamines.com – agrega o trabalho de algumas dezenas de especialistas na valorização do património mineiro e é apoiada pelo programa Cultura 2000 da União Europeia.

Sobre o autor

Leave a Reply