Arquivo

Fumo branco para cabeça-de-lista do PSD na Guarda

Manuel Rodrigues ou Álvaro Amaro, um deles vai ser anunciado na segunda-feira

Desta será de vez. O PSD vai anunciar o candidato à Câmara da Guarda na segunda-feira. O nome será conhecido na próxima reunião da Comissão Política Distrital (CPD), que também ficará a saber os resultados da sondagem encomendada pela Comissão Política Nacional (CPN) e que foi entregue no final da semana passada.

Até lá, silêncio é a palavra de ordem entre os sociais-democratas. «Já se disse tanta coisa e se falou em tantos nomes que não devemos contribuir mais para esta agitação toda. Tudo ficará esclarecido na segunda-feira», declarou Júlio Sarmento. O líder da Distrital adiantou, no entanto, que «os resultados da sondagem não são surpresa para mim», mas escusou-se a revelar quais foram. Os inquiridos neste estudo de opinião foram apenas confrontados com os nomes de Álvaro Amaro e de Manuel Rodrigues. O primeiro é o candidato da tendência dominante na Distrital e de quem o PSD continua à espera de uma decisão. O segundo foi o único candidato aprovado por unanimidade na concelhia guardense, embora tenha entretanto anunciado a sua indisponibilidade para concorrer perante indecisão da Distrital.

Por isso, é um mistério a forma como o seu nome foi repescado e novamente incluído nesta sondagem, que também deverá permitir aferir das possibilidades dos dois putativos candidatos sociais-democratas contra o adversário socialista, o advogado José Igreja. O estudo de opinião, que a CPN encomendou para ajudar a CPD a escolher o candidato e clarificar o assunto perante a indefinição que reina na Guarda, deverá ainda apontar as principais preocupações dos guardenses. Por outro lado, os resultados deverão legitimar a decisão da Distrital, até porque Júlio Sarmento tem vindo a afirmar que «a competência para aprovar o nome do candidato é apenas da Distrital. A Comissão Política Nacional também pode ter um papel ativo na escolha e até decidir outra coisa, mas será sempre a Distrital a aprovar».

Sobre o autor

Leave a Reply