Arquivo

Frank Gehry cria hotel e museu em Gonçalo

Empreendimento turístico Cegonha Negra Golf Resort & Spa deverá ficar pronto em 2014, representando um investimento de 66 milhões de euros

Frank Gehry, famoso arquiteto norte-americano, vai projetar um hotel de cinco estrelas e o futuro Museu da Draga para o Cegonha Negra Golf Resort & Spa, em construção na Quinta da Bica, entre Gonçalo (Guarda) e a localidade de Gaia (Belmonte). O acordo foi assinado em meados de agosto em Los Angeles e o autor de vários projetos emblemáticos como o Museu Guggeheim, de Bilbao (País Basco), ou o Hotel Marquês de Riscal, em Elciego (Rioja), já manifestou a intenção de se deslocar à região nos próximos meses.

«Serão obras singulares que ajudarão a fomentar o turismo da região, tal como tem acontecido nos locais onde tem deixado a sua marca», disse Joaquim Valente na última reunião de Câmara, onde deu conta da ida a Los Angeles juntamente com o promotor do empreendimento turístico, Alexandre Abreu. O mesmo pensa o social-democrata Rui Quinaz, que se congratulou com a aposta: «É um nome sonante da arquitetura, que deve ser aproveitado para fazer lóbi pelo turismo da região», afirmou. Considerado um dos fundadores do Desconstrutivismo, tendência que rompe com a tradição e resgata o papel da emoção na arquitetura, Frank Gehry venceu em 1989 o Prémio Pritzker, tido como o Nobel desta área, por vários dos seus projetos se terem tornado ícones da arquitetura contemporânea. Neste caso, a sua contratação deve-se em grande parte ao envolvimento da comunidade judaica luso-americana – uma vez que Gehry é de ascendência judaica. A concretizar-se esta parceria, será o primeiro projeto deste audacioso arquiteto em Portugal, uma vez que a renovação do Parque Mayer, em Lisboa, não avançou.

Classificado como Projeto de Interesse Nacional (PIN) pelo Governo, o Cegonha Negra Golf Resort & Spa representa um investimento total de 66 milhões de euros e criará 240 postos de trabalho, adiantou Alexandre Abreu. A sua conclusão está prevista para 2014, decorrendo atualmente a segunda fase de intervenção que inclui um aldeamento turístico de cinco estrelas com 94 apartamentos, 65 vivendas e um “medical Spa”. Esta parte do complexo deverá ficar pronta no verão do próximo ano. Faltará depois o hotel de cinco estrelas, o museu e um campo de golfe com 18 buracos, desenhado pelo falecido Severiano Ballesteros, aproveitando o existente, de nove buracos, na Quinta da Bica, onde funciona ainda um restaurante, um ginásio e uma discoteca. O promotor estima que esta terceira fase fique pronta em 2014. Em declarações à Lusa, Alexandre Abreu justificou a escolha de Frank Gehry pelo seu «grande prestígio a nível internacional e a própria credibilidade que ele dá aos projetos em que se envolve». E acrescentou que este resort estará «muito voltado para a comunidade judaica internacional» e será um «investimento importante para o país», prevendo que o projeto de arquitetura fique pronto até ao final do ano.

Luis Martins Alexandre Abreu está a construir o primeiro resort da Beira Interior na zona da Quinta da Bica

Comentários dos nossos leitores
Teresa Gonçalves teteje.567@mail.com
Comentário:
Parabéns. A Gaia e Gonçalo mereciam estes empreendimentos.
 

Frank Gehry cria hotel e museu em Gonçalo

Sobre o autor

Leave a Reply