Arquivo

Fornos de regresso aos Distritais

Todos os clubes da Iª Divisão formalizaram a respetiva inscrição na AFG

O regresso do Fornos de Algodres às competições distritais e o facto da IIª Divisão ir ter apenas uma série constituída por 13 clubes são as principais novidades dos campeonatos séniores da Associação de Futebol da Guarda (AFG). O prazo para a inscrição das coletividades terminou na última sexta-feira e todos os participantes da Iª Divisão Distrital se inscreveram, incluindo o Sporting do Sabugal, cuja participação chegou a estar em dúvida.

A Associação Desportiva de Fornos de Algodres, um clube com estatuto no distrito e com muitos anos de IIIª Divisão Nacional, regressa após um interregno de apenas uma época. Trata-se de um «regresso que se saúda» e que é possível porque «o clube não desistiu de nenhum campeonato distrital mas sim do nacional», explica o presidente da AFG. Na IIª Divisão vai ter a companhia de mais 12 equipas: Abadense, Casal de Cinza, Fornos de Algodres, Gonçalense, Guarda Desportiva, Guarda Unida, Paços da Serra, Pala, Penaverdense, São Romão, Santa Comba, Teixeirense e Vila Franca das Naves. Em relação à última temporada não se inscreveram Celoricense, Fornotelheiro e Lageosa do Mondego (todos do concelho de Celorico da Beira), Figueiró da Granja, Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa) e Nespereira (Gouveia). Uma vez que os clubes inscritos não chegam a 14, em vez das habituais duas séries, o campeonato vai ser disputado apenas numa série começa no mesmo dia da Iª Divisão, sendo que serão promovidos os dois primeiros classificados. No entanto, este é um cenário que ainda poderá vir a sofrer alterações, caso surja algum clube a fazer a inscrição e esta seja «aceite» pela direção da AFG. Andrade Poço lamenta que tenha havido seis clubes que não efetuaram a respetiva inscrição, numa situação que deverá estar relacionada com o “apertar do cinto” das autarquias nos apoios aos clubes: «Acredito que é um sinal dos cortes dos municípios porque se os clubes não têm dinheiro não se podem inscrever, já que “sem ovos não se podem fazer omeletes”», salienta o dirigente, que aponta o caso do concelho de Celorico da Beira que não vai ter qualquer clube a competir a nível sénior esta temporada. Os campeonatos começam a 2 de outubro e os sorteios realizam-se a 3 de setembro.

Ricardo Cordeiro Após uma época de interregno, o Fornos de Algodres vai competir na única série da IIª Divisão Distrital

Fornos de regresso aos Distritais

Sobre o autor

Leave a Reply