Arquivo

Fornos de Algodres celebrou Queijo da Serra

Centenas de pessoas acorreram no último domingo à IIIª Feira Regional de Queijo Serra da Estrela

O frio e a chuva não chegaram para afastar as várias centenas de pessoas que no passado domingo visitaram a Feira Regional de Queijo Serra da Estrela. O certame anual, organizado pelos municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, teve lugar este ano no mercado municipal de Fornos de Algodres e juntou mais de meia centena de produtores de queijo da região, num total de cerca de 130 expositores.

O programa arrancou no sábado com uma montaria e continuou durante a tarde com as jornadas técnicas, no Centro Cultural local, onde foram debatidas as pastagens, a produção de leite e a produção de mirtilos, entre outros temas. O mesmo espaço recebeu ainda uma tertúlia sobre “Como escolher, valorizar e saborear à mesa o melhor queijo português”, e uma noite de fados. O domingo estava reservado para a tradicional feria do queijo Serra da Estrela. Depois da sessão solene, houve lugar à explicação técnica do fabrico de queijo ao vivo, a provas populares e orientadas. O certame contou ainda com recriações etnográficas, música e animação constante, a cargo de grupos, bandas e ranchos locais.

A feira foi inaugurada pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Juvenal da Silva Peneda, e contou com a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Pedro Saraiva. Na sua intervenção, Silva Peneda salientou que «grande parte» da tarefa para sair da crise passa por eventos como a feira do queijo, tendo elogiado «todos aqueles que fazem o que sabem de melhor». Já o autarca de Fornos de Algodres mostrou satisfação pela organização de «mais uma grande feira do queijo de âmbito intermunicipal». José Miranda realçou a «diferença entre as feirinhas de antes e a feira que temos agora», revelando que desta forma, «além de darmos mais visibilidade ao queijo, aos concelhos e à região, conseguimos fazer um certame em condições, apoiada a 85 por cento por fundos comunitários, em vez de cada município fazer a sua com recurso ao seu orçamento».

O edil garantiu ainda a continuidade desta «colaboração intermunicipal» e do «apoio aos agricultores e produtores» de forma a «melhorar a qualidade do produto e criar mais riqueza» na região. José Miranda destacou também a importância de «aliar a promoção ao turismo», revelando que no fim-de-semana do evento os hotéis da vila tiveram «centenas de pessoas hospedadas». Álvaro Amaro, autarca de Gouveia e presidente da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, começou por dizer que «talvez os produtores preferissem estar cada um no seu concelho», mas lembrou que «com este certame ganha-se maior projeção», considerando-o «um exemplo que tem de ser seguido e que deve ser incentivado e valorizado».

Por sua vez, o presidente da Câmara de Seia baseou o seu discurso na «importância da construção da rede rodoviária da Serra da Estrela» composta pelos IC 6, 7 e 37, que «está pronta para ser lançada» e que traria «maior dinamismo» à região. «A construção destas vias, ainda que de forma gradual e faseada dadas as dificuldades económicas do país, é tudo o que precisamos para nos impormos e nos afirmarmos como uma região capaz», sublinhou Carlos Filipe Camelo.

Fábio Gomes Silva Peneda, secretário de Estado Adjunto, e Pedro Saraiva, presidente da CCDR Centro, trocaram impressões com os produtores

Comentários dos nossos leitores
Adolfo Soares adolfosoares@hotmail.com
Comentário:
Chama-se a isto não terem a MÍNIMA visão nem IDEIA para desenvolver esta região deprimida e despovoada. Tristes políticos estes…
 

Fornos de Algodres celebrou Queijo da Serra

Sobre o autor

Leave a Reply