Arquivo

Folk Songs Trio improvisa com sons da Guarda

Concerto inédito no pequeno auditório do TMG, no sábado à noite

O Folk Songs Trio, formado por Victor Gama, William Parker e Guillermo Brown, improvisa, sábado à noite, no pequeno auditório do TMG com sons captados na cidade. O projecto apresentou-se recentemente na Culturgest, em Lisboa, e já passou por Torres Vedras, Porto e Braga depois de ter estreado o conceito em 2005, em Nova Iorque, com o “Folk Songs to the five points”, que unia através da música cinco espaços daquela cidade norte-americana.

No palco, este trio vai misturar free jazz, hip hop, electrónica, música tradicional e um “mapa sonoro” da Guarda, gravado em Março com as comunidades locais, músicos e habitantes. Considerado por muitos como o maior contra-baixista de sempre do jazz de vanguarda e membro do núcleo duro da Cecil Taylor Unit nos anos 80, William Parker (contrabaixo, instrumentos de sopro tibetanos e de corda africanos) combina a sua forte presença performativa com as melodias delicadas dos Instrumentos Pangeia, criados por Victor Gama (toha, arha, acrux, kissange), e as percussões electrónicas desconstrutivas e fragmentadas de Guillermo Brown. A par da componente performativa ao vivo, o “Folk Songs Project” inclui uma vertente na Internet, onde estão disponibilizados os sons daquelas cinco cidades participantes. No site www.cincocidades.com pode ouvir um perfil sonoro da Guarda, onde constam desde ferros a vapor de uma lavandaria, até ao desfile de Carnaval das Crianças, ao órgão da Igreja da Misericórdia, passando ainda pela música do guardense Kubik.

O “web site” também será usado como recurso para as performances do Folk Songs Trio. Por outro lado, os utilizadores do web site podem ainda gravar e remisturar sons, criando as suas próprias composições. Nesta itinerância em Portugal, o projecto é apresentado ao lado de um portfólio crescente de projectos internacionais que incluem parcerias com o Tenement Museum em Nova Iorque, o FutureSonic Festival e o Manchester International Festival em Inglaterra. Durante a tarde, na sala de ensaios do TMG, o produtor David Gunn orienta uma oficina dedicada ao uso e manipulação do interface do site. Os participantes serão ainda encorajados a elaborarem as suas misturas de sons e a submeterem sons que eles próprios recolham na cidade. Esta base de dados estará aberta a novas contribuições de residentes de cada cidade durante e após 2007. Os interessados em participar devem contactar o Serviço Educativo ou a bilheteira.

Sobre o autor

Leave a Reply