Arquivo

Fóios e Navasfrias projectam “mesa dos quatro bispos”

Reconstrução do emblemático lugar da Serra das Mesas deverá estar concluída antes do fim do ano

A Junta de Freguesia dos Fóios, no concelho do Sabugal, vai reunir ainda este mês com a sua congénere espanhola de Navasfrias para, em conjunto, avançarem com a reconstrução da lendária “mesa dos quatro bispos” no ponto mais alto da Serra das Mesas.

O projecto deverá ser entregue, segundo o presidente da Junta, José Manuel Campos, «a um arquitecto espanhol» e prevê-se que a obra esteja concluída ainda este ano. A ideia é construir uma mesa com 50 metros quadrados, de modo a recriar «um elemento tradicional do imaginário das gentes da raia». Isto porque se conta que, no ponto mais alto da Serra das Mesas, existiu uma grande mesa onde os bispos das quatro dioceses que confluem no local se reuniam para discutir assuntos comuns, cada um sem sair dos limites do seu território: Estremadura, Castela e Leão (Espanha), Guarda e Lamego (Portugal). Também no sentido de valorizar o local, está previsto melhorar as acessibilidades. José Manuel Campos acrescenta que a diputación de Salamanca terá anunciado «em Dezembro» que vai proceder ao arranjo do caminho que conduz ao cimo da serra, sendo que a empreitada «deverá estar terminada em menos de dez meses». Do lado português, o acesso também já está alcatroado.

O edil local acredita que este investimento vai permitir atrair novos visitantes e valorizar o património local, numa altura em que é preciso «investir cada vez mais em novos projectos, sob pena de perdermos as nossas aldeias», avisa José Manuel Campos. Para contrariar «estes sinais dos tempos», deverá arrancar, também este ano, a requalificação do edifício da antiga Escola Primária dos Fóios, que será transformada em «Pousada da Juventude, com capacidade para receber 20 beliches». Entretanto, a freguesia raiana também vai dispor de melhores telecomunicações, graças à instalação de uma antena de um operador de comunicações móveis.

Sobre o autor

Leave a Reply