Arquivo

Flores para melhores acessos ao maciço central

População do Sabugueiro junta-se à Câmara de Seia e exige beneficiação da EN339, entre aquela cidade e a Torre

Os habitantes do Sabugueiro, no concelho de Seia, vão oferecer flores aos turistas que utilizarem domingo a Estrada Nacional (EN) 339 no acesso ao maciço central da Serra da Estrela. O gesto, muito pouco habitual, não é sinónimo de regozijo, mas antes um sinal de protesto e descontentamento da população pelo repetitivo congestionamento da estrada e a sua falta de condições de segurança e de fluidez do trânsito. Os moradores exigem com esta acção a melhoria da via, desde Seia até à Torre, bem como a criação de pequenas “bolsas de estacionamento” ao longo da mesma, designadamente na Lagoa Comprida e no Sabugueiro, e um melhor aproveitamento das valetas no troço que atravessa a aldeia de montanha.

Em comunicado, os sabugueirenses reclamam também melhores meios de intervenção para o posto local de limpeza de neve e a criação de um posto da GNR temporário na localidade. «Cansada de esperar e de ver tanto engarrafamento, a população do Sabugueiro vai mostrar a sua indignação pelo abandono a que tem sido votada esta importante via de acesso à Serra, que é vital para o desenvolvimento turístico», argumentam no documento, que refere que o sector do turismo é o maior empregador do Sabugueiro. Os promotores da manifestação estimam que o Domingo de Ramos (dia 4) deverá ser dos «mais movimentados do ano», pelo que será «oportuno» para sensibilizar os governantes para esta questão através de um abaixo-assinado, cujas assinaturas serão recolhidas ao longo do dia. E avisam que se os 28,5 quilómetros da EN339 não forem requalificados outras manifestações virão, «essas sim com sérias implicações na comunidade». A Nacional 339 é uma das principais estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela, sendo usada anualmente por milhares de automóveis e centenas de autocarros sobretudo no Inverno devido à neve. Por essa altura, raros são os fins-de-semana em que a via não está congestionada e os automobilistas passam horas a fio nos seus carros.

Um «caos» que dura «há 20 anos» e contra o qual a população do Sabugueiro reclama a implementação urgente de soluções, alegando que o estado actual da estrada «impede ou retarda» a actuação dos meios de segurança em situações de emergência que possam ocorrer na via ou no ponto mais alto da serra. A requalificação da EN339 tem sido insistentemente reclamada pela Câmara de Seia, uma exigência que ganhou mais força desde o último Carnaval quando milhares de automobilistas estiveram bloqueados várias horas no maciço central por causa de um nevão repentino. O pedido de beneficiação da via foi enviado pouco depois para o Ministério das Obras Públicas, mas a resposta, conhecida na semana passada durante a reunião do executivo senense, não agradou ao município. O memorando da autarquia sugeria uma intervenção de fundo naquele troço, entre a cidade e a Torre, com novo pavimento, parques de estacionamento e bolsas para inversão de marcha, entre outras melhorias, só que o assunto foi despachado para o Secretário de Estado. «Não me conformo com um despacho liminar do género trate lá com o Sr. Secretário de Estado», referiu Eduardo Brito. O presidente do município promete não desistir do assunto e reuniu segunda-feira com os deputados eleitos pelo círculo da Guarda na Assembleia da Republica para que intercedam junto do Governo para a necessidade dessa intervenção «de fundo» na estrada. «Não podemos correr o risco de chegar ao próximo Inverno e voltar a ter os mesmos problemas», acrescentou o autarca, que quer saber quais são os planos do Instituto de Estradas de Portugal para a EN339, qual o seu destino e que futuro lhe está reservado.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply