Arquivo

“Filmes Proibidos” na Moagem

A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, acolhe desde ontem o ciclo de cinema português “Filmes Proibidos”, integrado na IVª edição das Jornadas de Cinema em Português e nos Encontros Cinematográficos. A organização é da Câmara local, da Associação Luzlinar e da Universidade da Beira Interior.

As sessões, que contam com a presença em sala do realizador e/ou de um comentador convidado, são seguidas de um debate aberto a todos os presentes. “O Movimento das Coisas”, de Manuela Serra, é o filme em exibição esta noite, pelas 21h30. Amanhã, pelas 15h30, é a vez de “Histórias Selvagens”, de António Campos, com a participação de Manuela Penafria na conversa final. Já pelas 21h30 assiste-se a “O som da terra a tremer”, de Rita Azevedo Gomes, sendo que a atividade termina no sábado com “Gestos & Fragmentos”, de Alberto Seixas Santos, e “Rosa Negra”, de Margarida Gil.

Os textos dos comentadores vão dar origem ao primeiro número da série “Cadernos do Cinema Português”, que terá uma periodicidade anual. O ciclo, a desenvolver nos próximos anos, quer dar visibilidade ao conjunto de obras proibidas – tanto pela censura nos quatro anos antes do 25 de abril de 1974, mas sobretudo pelo circuito comercial depois da revolução. A projeção será efetuada a partir cópias cedidas pelo Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM) da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (Lisboa).

Sobre o autor

Leave a Reply