Arquivo

Filme de Telmo Martins no Brasil

“Sei de Tudo” integra a selecção oficial do Festival Luso-Brasileiro de Sergipe, Curta-se 2004

O filme “Sei de Tudo”, realizado por Telmo Martins e produzido pelo Cybercentro da Covilhã, está concluído e já foi seleccionado para participar no Festival Luso-Brasileiro de Sergipe, Curta-se 2004. O certame vai decorrer de 12 a 16 de Maio, sendo que o trabalho do jovem realizador será o único representante português em vídeo digital. A curta-metragem, inspirada num conto do escritor brasileiro Luís Fernando Veríssimo, foi rodada na Covilhã em Agosto do ano passado e tem uma duração de 19 minutos.

Tono é um trintão humilde e simples que nunca teve nada na vida. Um dia, descobre que todos têm um segredo pelo que decide telefonar aos amigos e vizinhos a dizer que «sabia de tudo». Começou a enriquecer e a ter uma posição social mais elevada. Até que «morreu porque sabia de tudo, mesmo não sabendo de nada». Telmo Martins contou com a interpretação de um elenco composto, na sua maioria, por pessoas que tiveram neste filme a primeira experiência enquanto actores de cinema. É o caso de Joaquim Simão Duarte, professor da Universidade da Beira Interior, que interpreta o papel principal nesta história em substituição do actor profissional Álvaro Faria, impedido de participar por motivos de doença. Também Telmo Martins, que realizou no ano passado o filme “Karma” em 3D, estreou-se em imagem real com “Sei de Tudo”. Uma aposta que contou com a colaboração e simpatia de toda a equipa do filme, uma vez que todos os produtores, operadores de câmara e de som, o director de fotografia e os actores, incluindo a actriz profissional Leonor Alcácer, trabalharam gratuitamente para tornar possível a concretização do filme. O apoio da Universidade da Beira Interior (UBI), que emprestou o equipamento de imagem e som e forneceu o alojamento e alimentação à equipa foi também essencial, pois sem ela «não era possível fazer o filme», reconhece Telmo Martins. O criativo do Cybercentro da Covilhã foi galardoado na edição de 2002 do OvarVídeo – Festival Nacional de Vídeo de Ovar com o prémio de “Jovem Realizador” pelo filme de animação “Karma”, inspirado num conto de Rui Zink,

Entretanto, o realizador vai gravar no Verão, no Alentejo, o segundo filme em imagem real. “Mundo Pequeno” resulta de um convite do argumentista Jorge Vaz Nande, um dos três vencedores e único português premiado no Nismasa – 2º Concurso Europeu de Argumentos para Curtas Metragens. O argumento deste novo filme constitui uma sátira social e será produzido pelo Cine Clube da Beira Interior, com o apoio do Cybercentro da Covilhã.

Sobre o autor

Leave a Reply