Arquivo

Figueirense é o mais concretizador da última década

Ginásio marcou 84 golos na época de 2003/2004, que terminou na terceira posição

Com o fim do campeonato da Iª Divisão Distrital da Guarda, conquistado pelo Aguiar da Beira, há curiosidades e observações que se podem encontrar nas classificações das últimas dez épocas.

Desde 2002/2003 até à presente temporada muito se pode contar sobre a prova principal da Associação de Futebol da Guarda (AFG). Assim, o Aguiar da Beira foi a equipa que mais vezes se sagrou campeã, com três títulos, seguida de Sporting da Mêda e Fornos de Algodres, ambas com dois campeonatos. Já o Seia, Figueirense e Souropires conquistaram apenas um cada. Em relação aos golos, o Ginásio Figueirense foi a formação mais concretizadora numa só época ao marcar 84 golos no campeonato de 2003/2004, que terminou no terceiro lugar. Já a Lageosa do Mondego foi a equipa que mais golos sofreu: 159 em 2009/2010. Nessa época, o clube do concelho de Celorico da Beira não conseguiu uma única vitória ou empate, pelo que terminou a prova com zero pontos.

Foi também nessa temporada, ainda o campeonato era disputado por 16 equipas, que o Vila Franca das Naves conseguiu um registo pouco famoso, 28 derrotas. No final dessa época, a AFG reduziu o número de equipas, de 16 para 14, para tornar os campeonatos mais competitivos. Outro dado curioso é que o Desportivo de Foz Côa foi o “carrasco” dos Açores nas últimas jornadas em duas temporadas. As duas equipas defrontaram-se na 30ª jornada em Vila Nova de Foz Côa (2006/2007 e 2007/2008) e nos dois jogos a equipa da casa venceu folgadamente (9-1 e 13-0, respetivamente), ditando a descida da equipa de Celorico da Beira no último ano.

Figueirense é o mais concretizador da última
        década

Sobre o autor

Leave a Reply