Arquivo

Figueira de Castelo Rodrigo rendida à perícia automóvel

Vítor Viçoso e Tiago Mateus venceram a nona edição do Slalom, que voltou a atrair muito público

Figueira de Castelo Rodrigo voltou a ser palco de muita adrenalina no último fim-de-semana, com a presença de cerca de 40 especialistas da perícia automóvel, vindos um pouco de todo o país. O IX Slalom de Castelo Rodrigo, considerado a melhor prova do Troféu Nacional de Slalom, voltou a registar uma grande afluência de público, tanto na jornada nocturna de sábado, como na tarde de domingo, disputada sob um calor abrasador.

Na prova de sábado à noite, cerca de três mil espectadores quase encheram as bancadas do Estádio Municipal e vibraram com o espectáculo até perto da uma da manhã. No aspecto competitivo, Tiago Mateus, e o seu “carrinho amarelo”, levaram a melhor sobre os minis de Vítor Viçoso e António Alexandre. De resto, esta foi uma das raras vezes em que um tracção traseira conseguiu bater os mini. A noite foi ainda animada pelas “péssimas performances” da dupla figueirense José e Ricardo Vicente, pai e filho, que muitas gargalhadas arrancaram à plateia, tantas as “asneiras” que fizeram. Também o jovem Tiago Silva, vindo de Ovar e com apenas 14 anos, deu “show”, ao andar à volta dos “mecos” com apenas um pé nos pedais e outro na porta. A plateia também vibrou com o desempenho de um Ferrari, enquanto quem estava perto da pista viveu alguns sustos devido a uma demonstração cheia de fumo e borracha queimada. A noite terminou com dois carros à volta do mesmo “meco”, havendo também tempo para travagens com o carro a ficar apoiado apenas nas rodas da frente.

Ainda no sábado à noite, disputou-se a última edição do Troféu Opel/Comunicação Social durante o qual os jornalistas se esforçaram por fazer o melhor que sabiam. Entre alguns erros de percurso, o vencedor acabou por ser Jorge Esteves, da RTP, ao volante de um Opel Corsa da CDV – concessionário para o distrito da Guarda. Completaram o pódio Faustino Caldeira, do Terras da Beira, e Eduarda Pereira, do Nova Guarda. Na tarde de domingo, na prova disputada no centro de Figueira, foi o experiente Vítor Viçoso quem conseguiu o melhor tempo, ficando à frente de António Alexandre e Tiago Mateus. Com este triunfo, o piloto de Alenquer manteve a liderança do Troféu Nacional de Slalom com uma curta vantagem sobre Tiago Mateus. No final de mais uma edição, que no conjunto dos dois dias atraiu cerca de cinco mil espectadores, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, considerou que «o melhor prémio para o Clube foi a adesão do público. Quase três mil pessoas no sábado e mais de duas mil no domingo, é magnífico». Já para o presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, o Slalom mantém «um grande nível organizativo e, em 2008, queremos que a 10ª edição seja uma festa ainda maior», realçou António Edmundo.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply