Arquivo

Figueira de Castelo Rodrigo comemora festa com sete décadas

Região espera receber milhares de visitantes, numa festa que conta já com 70 anos de tradição

Sob o tema “Onde a primavera acontece mais cedo”, Figueira de Castelo Rodrigo acolhe, este ano, aquela que é já a edição 70 das festividades dedicadas às amendoeiras em flor. As terras de Riba-Côa enchem-se de cor, num espetáculo de rara beleza proporcionado pela natureza e que atrai anualmente milhares de visitantes de toda a Península Ibérica. Este ano decorre de 26 de fevereiro a 13 de março.

«Mais que um mero cartaz turístico ou que as atividades que lhe possam estar associadas, em Figueira de Castelo Rodrigo é a natureza que vai estar em festa». Carlos Condesso garante que, «quando vêm à região nesta altura do ano, as pessoas fazem-no para visitar todo o património natural envolvente». O vereador da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo admite, no entanto, que «ao longo dos tempos houve muitas mudanças, atravessamos uma crise e as pessoas já não vêm tanto em excursões e o número de turistas desceu um bocado relativamente aos anos 80 ou 70». Em compensação, diz, «pratica-se um turismo de maior qualidade», daí que «lucrativo seja sempre, porque as pessoas acabam sempre por visitar a região, e as dormidas já estão todas reservadas.

Num investimento global que ronda os 15 mil euros, o Largo Serpa Pinto é o local escolhido para a abertura da Feira de Produtos Regionais, pelas 10 horas do dia 26, que marca o início das festividades. No dia seguinte tem lugar, em Barca d’Alva, a Festa do Almendro, bem como o lançamento do guia turístico “Sente e descobre Figueira de Castelo Rodrigo”, pelas 16 horas no cais turístico de Barca d’Alva. O dia 4 de março é marcado pelo desfile de carnaval, com a participação das escolas do Agrupamento do Concelho e a animação dos bombos do Souto da Casa, numa iniciativa que arranca em Figueira de Castelo Rodrigo, pelas 14 horas. No dia seguinte, tem lugar o 19.º Grande Prémio de Atletismo e a 1.ª Milha das Amendoeiras em Flor, às 15 horas no Largo Serpa Pinto. A 13.ª Rota de Cicloturismo é o destaque do dia 6, com concentração dos participantes na Casa da Cultura, pelas 09h30. O dia 13, o derradeiro dia das festividades, será ocupado com o torneio da malha e raiola, pelas 10 horas, a decorrer na Avenida Heróis de Castelo Rodrigo e com a atuação do grupo de musica popular “Trovas da Beira”, pelas 14h30, no Largo Serpa Pinto.

Rafael Mangana

Sobre o autor

Leave a Reply