Arquivo

Festival Y na Guarda e Covilhã

Dupla Ana Deus & Alexandre Soares atua no TMG e o performer Rui Catalão no Teatro das Beiras

O Festival Y tem por estes dias várias propostas em cartaz na Covilhã e na Guarda. Depois da Quarta Parede, que organiza, ter levado ao palco a criação “Gota a Gota” no auditório do Teatro das Beiras, o Festival de Artes Performativas está no TMG esta noite com um concerto de Ana Deus e Alexandre Soares.

O espetáculo “Osso Vaidoso” inclui cantigas feitas de «duas mãos de guitarras e uma garganta de voz», adianta a produção. Neste projeto, a estrutura da canção revela-se na sua simplicidade, já que a dupla trabalhou principalmente sobre textos de Regina Guimarães, Alberto Pimenta e valter hugo mãe. Ana Deus integrou os Ban e fundou os Três Tristes Tigres, mas, atualmente, além de cantar também faz espetáculos de poesia com Ernesto Melo e Castro e Alberto Pimenta. Já Alexandre Soares fundou os GNR em 1980 e entrou para os Três Tristes Tigres em 93. Faz música para bailado e cinema, tendo escrito a banda sonora de filmes como “Noite escura” e “Ganhar a vida”, de João Canijo. O Y regressa ao auditório do Teatro das Beiras, na Covilhã, no sábado à noite com o teatro visual/multimédia de Rui Catalão. Neste seu primeiro solo, o criador e intérprete é «um corpo dentro das palavras, à procura de si próprio».

Em “Dentro das Palavras”, constrói uma teia de narrativas, uma Casa dos Espelhos onde deixa de ser claro o que é personalidade e personagem, biografia e ficção, privado e público. É também um balanço de dez anos de trabalho entre os mundos da escrita e da dança e reflete sobre o seu progressivo afastamento da linguagem falada como principal meio de expressão a favor da linguagem corporal. Rui Catalão divide o seu tempo entre a escrita e a dança. Foi jornalista e crítico do “Público”, escreve argumentos de cinema e textos sobre as artes do espetáculo. Colaborou com coreógrafos como João Fiadeiro, Miguel Pereira e Ana Borralho & João Galante e criou várias peças de dança durante a sua estadia na Roménia, onde esteve ligado ao CNDB (Centrul National al Dansului din Bucuresti).

Ana Deus e Alexandre Soares interpretam textos de Regina Guimarães, Alberto Pimenta e valter hugo mãe

Festival Y na Guarda e Covilhã

Sobre o autor

Leave a Reply