Arquivo

Festival dedicado à guitarra na Guarda

Três concertos e curso de aperfeiçoamento marcam iniciativa do Conservatório de Música de S. José

“O Elogio da Guitarra” é o nome de um festival dedicado àquele instrumento que se realiza desde 2009 na Guarda. A edição deste ano começou anteontem à noite com um concerto do projeto “Guitarrofonia” na Secundária Afonso de Albuquerque

O grupo é formado por professores e alunos dos Conservatórios de Castelo Branco, Fundão e Guarda, a que se juntaram mais recentemente as instituições de Viseu e Covilhã. Inteiramente dedicado à celebração do repertório guitarrístico e à formação de músicos, o festival é promovido pelo Conservatório de Música de S. José da Guarda e, segundo a organização, tem contribuído «de forma sólida para o aperfeiçoamento musical de jovens músicos e para a apresentação de novos valores do panorama guitarrístico português». Ontem, já no Museu da Guarda, foi a vez de tocar Ruben Bettencourt, um dos solistas portugueses que têm vindo a afirmar-se no nosso país e no estrangeiro. Outro é André Madeira, que atua esta noite no mesmo espaço.

Além destes concertos, a iniciativa inclui uma componente formativa e pedagógica de três dias que será dirigida por Paulo Vaz de Carvalho, docente da Universidade de Aveiro. O curso de aperfeiçoamento destina-se a estudantes dos conservatórios e dos cursos superiores de música e realiza-se no Colégio de S. José, nas instalações do Conservatório guardense. Guitarristas de renome internacional como António Justiça, Augusto Pacheco, Pedro Rodrigues, José Mesquita Lopes e o francês Michel Sadanowsky e os duos Intermezzo e Justiça/Amaral atuaram nas edições anteriores de “O Elogio da Guitarra”.

André Madeira é o convidado desta noite no museu

Festival dedicado à guitarra na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply