Arquivo

Festival da Tibórnia começa hoje

Onze restaurantes do Fundão vão confeccionar e divulgar as tibórnias até domingo

O melhor azeite da Cova da Beira vai voltar a estar à mesa de onze restaurantes do Fundão, entre hoje e domingo, em mais um Festival da Tibórnia.

“O Eclipse”, “Gardunha”, “A Cereja – Hotel Príncipe da Beira”, “As Tílias”, “Cantinho dos Grelhados”, “Marisqueira Bocage”, “Mário’s”, “O Almbique de Ouro”, “O Mário”, “Hermínia” e “A Flor da Cereja – Fundão Palace Hotel” são os estabelecimentos que participam nesta terceira edição do festival, onde terão que confeccionar e divulgar as tibórnias (pão embebido em azeite), quer sejam tradicionais ou sofisticadas. Para isso, terão que usar, pelo menos, duas qualidades de azeite e duas denominações de origem da Cova da Beira diferentes.

Neste festival que promove o azeite e a azeitona de mesa, há iguarias para todos os gostos e preços para todas as carteiras. Por exemplo, no restaurante “A Cereja”, os consumidores poderão apreciar por 16 euros, entre outros pratos da ementa, a “Tibórnia de Bacalhau com castanhas sobre Broa de Milho Serrana” e a sobremesa de “mousse de limão e hortelã com azeite virgem extra”. Nas “Tílias”, e por 17 euros, há a “Tibórnia Tropical com Azeite da Cova da Beira” e a “Tibórnia de Pernil com Enchidos”. Mais em conta está a ementa proposta pelo restaurante “O Eclipse” onde os consumidores poderão degustar, por 4,70 euros, “Enchidos Tradicionais em Azeite” e as Tibórnias “Tradicional” e “Tradicional Doce”. Já no restaurante “O Cantinho dos Grelhados”, os clientes poderão degustar uma entrada de “Doce de Abóbora com Noz”, “Bacalhau assado com broa e alho, “Secretos com castanha e batata a murro” e “lombinho grelhado com arroz de feijão”. Uma ementa que fica por 31,50 euros.

Mas há muito mais para apreciar nos restantes estabelecimentos, como é o caso da “Tibórnia à Lagareiro”, “Tibórnia de Bacalhau à Amália”, “Tibórnia de Bacalhau com couve e broa” e “Azeite Aromatizado”, entre outros pratos. Esta terceira edição do Festival da Tibórnia contempla ainda visitas guiadas ao lagar da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Fundão, amanhã e sábado, para que as pessoas se possam inteirar do processo de transformação do azeite. As visitas irão decorrer às 11 e às 16 horas, sendo que os interessados deverão fazer uma marcação prévia de 24 horas pelo telefone 275752317. «É um teste de arranque para o ano ser alargado a mais lagares», frisou a “O Interior” Francisco de Almeida Lino, chanceler da CACB, para quem «estes três anos fecham o ciclo de implementação» do evento. «Para o ano, este festival já terá o cariz de concurso», explicou, realçando que as tibórnias serão classificadas através de itens como o gosto, cheiro e apresentação do prato, por exemplo, enquanto que os restaurantes serão avaliados pelo serviço, atendimento e higiene.

“Exportar Cá Dentro” o azeite nacional

A CACB vai assinar hoje um protocolo de geminação com a Confraria dos Gastrónomos, de forma a promover o azeite nacional nos restaurantes algarvios através da “Carta de Azeites da Rota dos Lagares”. Em contrapartida, a CACB «compromete-se a promover acordos turísticos nas épocas baixas junto dos olivicultores e agricultores», explica Francisco de Almeida Lino.

Este acordo insere-se na iniciativa “Exportar Cá Dentro” que a CACB e outras associações ligadas ao azeite pretendem implementar para que os portugueses passem a consumir cada vez mais o azeite nacional, tendo em conta que metade do azeite nas mesas portuguesas provém de Espanha. Esta filosofia, que estará também patente na Feira Nacional do Azeite – que vai decorrer de 13 a 16 de Abril no Fundão – será depois «alargada a outros produtos nacionais», salienta Francisco de Almeida Lino. Entretato, a “Rota dos Lagares” vai ser alargada este domingo ao “Núcleo do Azeite/Lagares de Proença-a-Velha” e ao Lagar de Idanha-a-Nova, prevendo-se ainda a adesão de mais três lagares em breve, nomeadamente de Albufeira, Tavira e Mirandela.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply