Arquivo

Festa popular rendeu cerca de 6.500 euros

Cortejo de Oferendas e Festa da Caneca contribuíram para a construção de um Centro de Noite na Vila do Carvalho

A festa popular promovida para angariar fundos para a construção de um Centro de Noite na Vila do Carvalho, que decorreu no sábado passado, «ultrapassou» as expectativas da organização. «Este povo não podia dar mais», sublinhou Jaime Chiquita, presidente do Centro Social Nª. Srª. da Conceição, satisfeito com o resultado da iniciativa.

A festa rendeu cerca de 6.500 euros, o que, a juntar aos subsídios atribuídos pela Câmara da Covilhã e pela Junta de Freguesia local, perfaz um total «considerável», embora ainda não seja suficiente para a construção daquele equipamento. «Ainda temos muito que andar para chegarmos aos 250 mil euros», acrescenta o dirigente, para quem esta primeira sensibilização da população para a obra foi «muito positiva» e, sobretudo, «rentável» financeiramente. Foi um dia de «muita alegria e amizade», descreve o presidente, pois juntou aproximadamente 750 pessoas. «Só não foram mais devido a dois casamentos, dois baptizados e um funeral que decorreram no mesmo dia», sublinha. Ainda assim, o “Cortejo de Oferendas” contou com oito carros alegóricos, enquanto o baile e a “Festa da Caneca” duraram pela noite dentro. Eram dois os objectivos principais do Centro Social Nª. Srª. da Conceição da Vila do Carvalho neste evento: proporcionar um dia de festa aos residentes e reunir a «maior» quantidade de fundos possível, o que foi conseguido, garante Jaime Chiquita. De resto, a colectividade já enviou o anúncio do concurso público para publicação em “Diário da República”, o que deverá acontecer durante a próxima semana para que «daqui a um ano estejamos a inaugurar o Centro de Noite», espera.

Todavia, ainda falta muito dinheiro e outras iniciativas para concretizar. Na mira dos responsáveis está já um programa «mais intenso» para as comemorações dos 25 anos do Centro Social local, que se celebram a 22 de Setembro, mas cujas festas se realizarão no dia 24, por se tratar de um sábado. Também para o final deste ano, quando as obras «já estiverem em curso», está agendado um peditório porta-a-porta na localidade. Recorde-se que ideia é dotar a Vila do Carvalho com um equipamento que permita às pessoas mais idosas ali pernoitarem em troca de uma mensalidade mais baixa do que a praticada num lar. O futuro Centro de Noite terá capacidade para 20 utentes, distribuídos por quartos equipados com casa-de-banho privativa, telefone e televisão. A estrutura terá características de lar, embora tenha uma função diferente: as pessoas podem pernoitar sem estarem durante o dia, e vice-versa.

Rita Lopes

Sobre o autor

Leave a Reply