Arquivo

Festa popular ajuda à construção de Centro de Noite

Centro Social da Vila do Carvalho organiza Cortejo de Oferendas e Festa da Caneca para angariação de fundos

O Centro Social Nª. Srª. da Conceição da Vila do Carvalho realiza este sábado uma festa popular inédita, pelo menos no objectivo, já que visa angariar fundos para ajudar à construção de um Centro de Noite. A ideia de dotar aquela localidade dos arredores da Covilhã com um equipamento que permita às pessoas ali pernoitarem em troca de uma mensalidade baixa remonta há quatro anos, tendo em conta os «problemas» da população: «É gente da indústria têxtil, com pensões muito baixas», explica Jaime Chiquita, presidente daquele centro.

O “Cortejo de Oferendas” e a “Festa da Caneca” irão envolver toda a comunidade local, inclusive os utentes do Centro Social, a convite da organização. O agrupamento “Nano e Bela”, o Rancho Folclórico de Idosos do Centro Social local e o Grupo de Danças e Cantares da Filarmónica Recreativa Carvalhense animarão o “coração” da vila, enquanto o cortejo percorrerá as ruas. Um desfile que será composto por carros alegóricos e pessoas vestidas a rigor de acordo com o tema tradicional de cada viatura, correspondentes a todos os bairros e lugares da freguesia. «Convidámos a população e todas as colectividades a inventarem o que achassem melhor para mostrar», conta Jaime Chiquita, esperançado em que os populares acorram em força. A concentração para o desfile está marcada para as 17h30, para sair uma hora depois do Centro. Em causa está a angariação de fundos para a concretização do Centro de Noite. Trata-se de uma estrutura com características de lar, embora tenha uma função diferente: as pessoas podem pernoitar sem estarem durante o dia e vice-versa. O projecto já está elaborado e aprovado pelo Instituto da Solidariedade e Segurança Social, num montante global de 350 mil euros.

A direcção da colectividade candidatou-o ao programa comunitário POESDS, tendo sido comparticipada no âmbito da “Medida 5.6”, para a criação de estruturas sociais, em apenas 128 mil euros. Os responsáveis tiveram então que repensar o projecto e encurtaram os custos para 250 mil euros. «Como só temos metade, vamos ter que arregaçar as mangas para conseguir o resto», indica o responsável. O futuro Centro de Noite terá capacidade para 20 utentes, distribuídos por quartos equipados com casa-de-banho privativa, telefone e televisão, com o objectivo de se criar um espaço onde as pessoas «sejam independentes». O edifício servirá fundamentalmente as habitantes da vila e terá mensalidades baixas, pelo menos mais reduzidas do que as praticadas num lar, mas com «as mesmas condições», garante o presidente do Centro Social carvalhense. «Vamos ajustar as mensalidades às pessoas de cá», assegura Chiquita, congratulando-se com o subsídio de 25 mil euros atribuído pela Câmara da Covilhã para as obras. A verba deverá ser entregue no sábado, durante a festa.

Rita Lopes

Sobre o autor

Leave a Reply