Arquivo

Festa das Vindimas no Fundão

Evento recorda tradições associadas à colheita em ano de pouca uva na Cova da Beira

Uma visita a um alambique tradicional, exposições e um cortejo alegórico são algumas das propostas da III Festa das Vindimas, este fim-de-semana, em Quintas, no concelho do Fundão. As actividades decorrem numa altura em que a produção de vinho na Cova da Beira deverá registar quebras da ordem dos 50 por cento, segundo as adegas locais.

De acordo com a organização, a festa pretende perpetuar junto das novas gerações tradições ancestrais ligadas à actividade da vindima. O programa começa no sábado com a abertura das mostras “Chaves de Silvas e de Estrelas”, “Literatura das Vindimas” (dedicada a Miguel Torga) e “Coisas do Vinho” no Núcleo Museológico do Salgueiro e Biblioteca Dr. Maria Cerdeira. As exposições criam o ambiente para uma tertúlia intitulada “Copo d’ele”, no Salão Paroquial da freguesia, às 18h30. À noite, há um jantar tradicional das vindimas, com a ementa e o convívio da refeição que juntava todos quantos nesta altura do ano trabalhavam na vinha. Segue-se uma noite de fados. No domingo realiza-se uma visita a um alambique tradicional e, às 16 horas, sai à rua o Cortejo Etnográfico das Vindimas, pelas freguesias de Escarigo e Salgueiro. A festa termina com um encontro de folclore. A festa acontece na altura em que se iniciaram as vindimas na região.

Segundo dados das adegas da Covilhã e Fundão, estima-se que este ano, devido à instabilidade meteorológica e a algumas doenças da vinha, a produção conjunta caia para quatro milhões de quilos de uva, cerca de metade do ano passado. A organização é do Rancho Folclórico dos Três Povos, com o apoio da empresa municipal Fundão Turismo e das Juntas de Freguesia de Escarigo e Salgueiro.

Sobre o autor

Leave a Reply