Fortemente inseridas numa ambiência de ruralidade, as gentes da Guarda preservam nas freguesias que circundam a cidade as suas tradições e raízes mais profundas. Não é rara a família que, ao fim-de-semana, se não desloca à sua aldeia. Aí acalenta a sede de contacto com a natureza, passeia os olhos pelas serranias e mitiga as saudades dos entes queridos. Na bagageira traz, de regresso à cidade, o que de mais genuíno o mundo rural tem para oferecer: os nossos produtos regionais. E por entre os queijos e enchidos, os doces e os licores, não raro é ver as couves, batatas e as abóboras, as castanhas, as uvas (e o vinho e jeropiga) ou os cogumelos. É esta vivência das freguesias do concelho que a Autarquia, em estreita colaboração com a ADEFES (Associação de Desenvolvimento das Freguesias da Encosta da Serra) e com a Agência para a Promoção da Guarda pretende trazer para a cidade.
E porque a Guarda é farta na gastronomia mas, também, nas tradições, a abóbora, a castanha e o cogumelo vão dar o mote para a festa e entre os dias 31 de Outubro e 16 de Novembro, serão dinamizadas uma série de actividades que darão cor, movimento e alegria à cidade e também às freguesias rurais da encosta da serra: Maçainhas, Fernão Joanes, Vale de Estrela, Meios, Trinta e Videmonte.
Dia 31, véspera de todos os santos, as almas, bruxas e todos os que quiserem participar poderão juntar-se a um desfile que culminará na Praça Velha com um espectáculo fantástico de luz, cor e som. Um DJ animará o Largo da Sé com música escolhida a preceito para os mais jovens e simultaneamente, num ecrã gigante serão projectadas imagens do concelho. Nesse mesmo local terá início uma prova gastronómica temática onde a abóbora será rainha até ao dia 2 de Novembro, sendo destronada pelas castanhas e cogumelos no fim-de-semana seguinte. Oficinas de culinária, venda de produtos regionais, animação de rua, encontros de BTT, demonstrações de ginástica, encontros micológicos e exposições temáticas, entre outras actividades, estarão disponíveis para todos os gostos.
No dia 16 de Novembro, a festa faz-se na freguesia dos Meios com um rebusco – recolha de castanhas – seguido de um magusto popular e de um bailarico. A C.M.G disponibilizará o transporte para os que quiserem comemorar o S. Martinho nesta festa das castanhas.
Venha, participe e … divirta-se à FARTA!