Arquivo

Fernão Joanes retoma Festa da Transumância

Há música, teatro com pastores e demonstrações de artes e ofícios ligados à pastorícia neste festival de cultura popular que decorre no fim-de-semana

A Festa da Transumância está de regresso a Fernão Joanes no fim-de-semana, três anos depois da última edição. Este festival de cultura popular, que assenta na tradição da pastorícia praticada naquela freguesia do concelho da Guarda, pretende divulgar esta atividade e homenagear os seus protagonistas com o objetivo de promover a sua revitalização e recordar a sua importância económica aos mais novos.

A iniciativa decorre no sítio das Eiras, um lugar sobranceiro à aldeia onde as casas servem exclusivamente para abrigar os rebanhos durante a noite, e o programa inclui concertos de música tradicional, um arraial popular e uma peça de teatro tendo os pastores como protagonistas (ao final da tarde de sábado). Haverá também passeios pedestre e de BTT, demonstrações de artes e ofícios pastoris como a tosquia, a produção de queijo e requeijão, bem como uma oficina de construção de choças (abrigos dos pastores) de palha (tudo no domingo). No sábado será ainda inaugurada a exposição de fotografia “Leite, Cardo e Mãos Frias”, sobre a produção de queijo da Serra, patente no Museu de Tecelagem dos Meios, e apresentada a Grande Rota da Transumância. Trata-se de um percurso que vai ligar esta zona da Serra da Estrela à campina de Idanha-a-Nova, no Parque do Tejo Internacional, seguindo a antiga rota usada por pastores e rebanhos das terras altas que passavam o inverno nas pastagens da Beira Baixa e regressavam na primavera.

A Festa da Transumância é organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes, com o apoio das Câmaras da Guarda e Fundão, da Junta de Freguesia de Fernão Joanes e da associação Gardunha 21. Segundo Daniel Vendeiro, presidente da Junta, «a pastorícia está em declínio, havendo atualmente meia dúzia de pastores e pequenos rebanhos na freguesia, isto porque já não é vista como uma fonte de rendimento, nem os jovens são incentivados para o pastoreio».

Grande Rota da Transumância, entre a Serra da Estrela e a campina de Idanha, será divulgada no sábado

Fernão Joanes retoma Festa da Transumância

Sobre o autor

Leave a Reply