Arquivo

Férias ativas junto ao Zêzere

Praia fluvial da Relva da Reboleira oferece, além da zona de veraneio, a possibilidade de praticar desportos radicais e de inverno

A cerca de três quilómetros de Manteigas, na freguesia de Sameiro, encontra-se a praia fluvial da Relva da Reboleira, um espaço de lazer banhado pelas águas frescas e límpidas do Zêzere. Com cerca de dez anos de existência, o local ganhou nova vida com a concessão da sua gestão à Sabores Altaneiros.

Bernardo Santos, sócio-gerente da empresa, destaca como pontos fortes da praia «a qualidade da água, a limpeza, o sossego e as vistas», que já lhe valeram este ano a presença entre as 296 candidatas iniciais do concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal. O responsável refere que a praia tem balneários, assadores, parque de merendas, “snack-bar” com refeições rápidas e ainda um parque de campismo «com todas as comodidades» e que funciona todo o ano. Mas há outras atrações, como a pista vizinha do SkiParque, onde é possível praticar esqui e snowboard todo o ano e um programa de passeios pedestres, BTT, slide, escalada e canoagem. Mas há mais, pois Bernardo Santos adianta que nos próximos fins-de-semana haverá torneios de futebol e voleibol de praia, um passeio pedestre noturno que integrará um workshop sobre astrologia e uma caminhada pelo maciço central.

Haverá também um “challenger” altaneiro noturno, que consistirá numa prova de navegação com alguns desafios pelo meio, como slide ou rappel. «Para estas atividades é preciso fazer pré-marcação, mas para a maioria daquelas que oferecemos no nosso espaço basta as pessoas aparecerem», refere o responsável. Para esta época balnear, que na Relva da Reboleira vai até 30 de setembro, Bernardo Santos confessa ter «expectativas muito elevadas» e esperar «uma grande afluência», não só por causa da «constante publicitação e melhoria do espaço», mas também devido à conjuntura de crise, que «deverá levar as pessoas a procurarem fazer férias mais económicas». No ano passado passaram pela Relva da Reboleira mais de 10 mil pessoas, com uma média de 500 pessoas aos fins-de-semana, sendo que nos fins-de-semana mais concorridos «chegávamos a ter mil pessoas», revela. Números que Bernardo Santos prevê «manter, ou até aumentar».

Os preços, esses, mantêm-se, «para continuar a haver uma relação atrativa entre preço e qualidade», diz o empresário. A praia continua a ser de livre acesso, enquanto o parque de campismo custa, por dia, um mínimo de 2,5 euros por tenda e por pessoa. Quanto às atividades, o preço é de 7,50 euros, com exceção das que se realizam no SkiParque, que são pagas à hora. A primeira custa 10 euros, valor que inclui acesso ao material e à pista, «subindo para os 12, 14 euros e assim sucessivamente nas horas seguintes», refere Bernardo Santos.

Fábio Gomes Espaço de lazer foi visitado por mais de 10 mil pessoas em 2011

Férias ativas junto ao Zêzere

Sobre o autor

Leave a Reply