Arquivo

«Feira tem um efeito âncora para o comércio local»

Feira de São Bartolomeu terminou no último domingo

A Feira de São Bartolomeu, em Trancoso, terminou no último domingo e, de acordo com a organização, «o balanço é positivo».

Promovido pela AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, pela autarquia e pela empresa municipal Trancoso Eventos, o certame atrai todos os anos milhares de pessoas, num espaço onde não falta o artesanato, as diversões, os automóveis, a maquinaria agrícola, as tasquinhas típicas e os concertos. De acordo com o secretário-geral da AENEBEIRA, apesar da crise, o número de visitantes «foi semelhante ao do ano passado». Além de garantir que vários expositores aumentaram as vendas nesta edição, Rogério Tenreiro salienta o papel preponderante que a feira acaba por ter na economia local. «Esta feira é um modelo já consolidado e tem um efeito âncora porque atrai pessoas a Trancoso que acabam por permanecer e consumir em restaurantes, cafés ou lojas», adianta. O responsável acredita, assim, que o evento acaba por ter um impacto duplo: «há duas perspetivas, a dos expositores e a de quem trabalha no comércio lá fora, que também beneficia, porque os restaurantes e hotéis ficam todos lotados nesta altura e até há mesmo quem contrate de propósito nesta altura do ano para fazer face à quantidade de gente que nos visita», reforça.

Das diferentes valências que o certame apresenta, Rogério Tenreiro destaca o artesanato, por ser «um setor que tem sempre grande procura». «Pelos contactos que fizemos com quem participou, percebemos que ficaram satisfeitos», revela, acrescentando que «o setor das diversões também funcionou bem». Apesar da crise, o secretário-geral adianta que a feira se deverá manter nos próximos anos, até porque «não há outro evento no distrito que tenha a capacidade de atrair tanta gente».

Detido casal de carteiristas

A GNR anunciou na última segunda-feira a detenção, em Trancoso, de um homem de 55 anos e de uma mulher de 51 anos, residentes em Quarteira, por furto de carteiras, durante a feira de S. Bartolomeu. Segundo uma nota da GNR, o casal foi detido em flagrante delito, na sexta-feira, quando elementos do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Pinhel detetaram um dos suspeitos a «subtrair uma carteira a uma senhora sexagenária». A fonte refere que os detidos possuem antecedentes criminais pela prática de diversos crimes do mesmo tipo, cometidos em diversos locais do território nacional. Presentes ao Tribunal Judicial do Trancoso para primeiro interrogatório judicial, ficaram a aguardar o decorrer do processo sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.

Sobre o autor

Leave a Reply