Arquivo

Feira Ecoraia este fim-de-semana em Salamanca

Mais de uma centena de produtores agro-alimentares da Beira Interior Norte e da província de Salamanca vão marcar presença este fim-de-semana na terceira edição da Ecoraia, que desta vez decorre no recinto de feiras daquela cidade espanhola.

O certame é co-organizado pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) e Diputación de Salamanca, no âmbito do projeto VIP BINSAL II, apoiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha‐Portugal 2007‐2013. Estão representados setores de atividade como os vinhos, bagaceiras e licores, produtos lácteos, azeites e vinagres, enchidos, frutos secos, farinhas e derivados, mel, geleias e marmeladas, entre outros.

Esta feira destina-se a dinamizar o tecido produtivo e a coesão territorial através da promoção de produtos regionais destas regiões transfronteiriças. Segundo António Ruas, presidente da AMCB, este ano participam 57 produtores portugueses e 39 espanhóis, «um número que tem vindo a subir e é sinal que estamos a caminhar cada vez mais para o interior de Espanha e os espanhóis para o interior de Portugal». O também autarca de Pinhel afirmou na apresentação do evento, realizada na segunda-feira na Guarda, que o objetivo desta feira é fomentar os negócios de micro e pequenas empresas agro-alimentares e também sinergias entre os expositores.

O mesmo pensa José Prieto, da Diputación de Salamanca, para quem «iniciativas como esta têm agora uma importância maior devido à crise». Para este responsável, o passo que se segue é criar a plataforma eletrónica “Ecoraia Comércio” «para que estes pequenos produtores e empresas possam vender os seus produtos». Além dessa central de vendas, está também prevista a disponibilização de um entreposto e centro de exposição no edifício da alfândega em Vilar Formoso, acrescentou António Ruas. A adaptação do espaço está em curso e estima-se que possa abrir ao público em agosto de 2013, disse António Baptista Ribeiro, edil de Almeida. Durante os dois dias do certame haverá animação com música tradicional, provas de produtos locais e um magusto.

Edição do ano passado trouxe pequenos produtores luso-espanhóis a Trancoso

Feira Ecoraia este fim-de-semana em
        Salamanca

Sobre o autor

Leave a Reply