Arquivo

Feira do Jarmelo no domingo

O principal certame do género na região foi decisivo para a preservação das célebres vacas jarmelistas, que estiveram ameaçadas de extinção no início deste século

A Feira-concurso do Jarmelo, dedicada às raças autóctones de caprinos e bovinos, atinge a 30ª edição no domingo. Ao longo dos anos, o principal certame do género na região foi decisivo para a preservação das célebres vacas jarmelistas, que estiveram ameaçadas de extinção no início deste século.

Esta raça bovina chegou a ter menos de meia centena de efetivos, mas atualmente o seu livro genealógico tem registados mais de 200 animais, dos quais cerca de 130 são fêmeas reprodutoras. Desde 2007 – data em que a jarmelista foi reconhecida como raça bovina portuguesa – que o seu livro genealógico está confiado à Acriguarda – Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda, que organiza a Feira-concurso juntamente com as duas freguesias do Jarmelo (São Miguel e São Pedro), a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo e o apoio da Câmara da Guarda. Como habitualmente, o evento começa bem cedo com a chegada (8 horas) dos animais, alguns dos quais serão avaliados duas horas depois pelo júri do 5º Concurso Nacional Bovino da Raça Jarmelista. Os prémios vão ser entregues pelas 12h30, antes de uma degustação da vitela jarmelista.

O evento conta com a habitual garraiada (16 horas), animada pelo grupo cómico “Los Paráguas Toreros”, animação musical e “tasquinhas” de comes e bebes. Dada «a contínua diminuição dos apoios nos últimos anos», a organização está a apelar aos visitantes da 30ª edição que ajudem a financiar o certame através da aquisição de uma “t-shirt”. «A continuidade da realização da Feira-concurso do Jarmelo pode estar em risco. Esperamos pois que as entidades oficiais, as empresas ou os cidadãos reconheçam a sua importância para o desenvolvimento do mundo rural de toda esta região, admitindo o eventual apoio às futuras edições deste singular evento», refere a organização. A feira data dos tempos áureos da antiga vila, mas foi retomada em meados da década de 80 para evitar a extinção da raça. A vaca jarmelista está certificada pela Direção-Geral de Veterinária (DGV) como raça autóctone desde outubro de 2007.

Caminhada e passeio BTT

Além do carro, pode chegar ao recinto da Feira do Jarmelo a pé ou de bicicleta. De resto, há atividades organizadas para domingo. Uma delas é dinamizada pela Associação Cultural e Desportiva local que propõe uma caminhada e um passeio BTT pelo “Trilho do Jarmelo”, que integra a Rede Municipal de Percursos Pedonais. O ponto de partida é o Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda. Também o Guarda Unida Desportiva propõe uma “caminhada com história” até ao Jarmelo seguindo pelo mesmo caminho. Os interessados podem inscrever-se junto das duas coletividades.

Luis Martins Atualmente, há mais de 200 jarmelistas registadas no livro genealógico

Sobre o autor

Leave a Reply