Arquivo

Feira de São João sobe à cidade

Recriação histórica evoca personagens e tradições de um certame típico do século XIX

A tradicional Feira de São João regressa, este fim-de-semana, ao centro da Guarda. O Largo João de Deus será, durante dois dias, o palco de uma recriação histórica do certame que se fazia no século XIX.

Com esta proposta, Joaquim Valente pretende recuperar uma tradição antiga da cidade e dinamizar o centro histórico. «A feira cumpre o nosso objectivo de criar eventos na cidade, dinamizar e envolver as pessoas e os jovens e contribuir para a criação de alguma dinâmica económica», afirmou o autarca na apresentação do certame, recordando que a Feira de São João «sempre foi uma referência para a Guarda e para a região». Quem vai faltar são os feirantes, que preferiram continuar no recinto das feiras. «Foram convidados a integrar o evento, mas a maioria recusou mudar-se para a cidade», disse o presidente. No também conhecido por Largo dos Correios, a abertura da feira está marcada para as 15 horas de sábado. Durante o evento serão recriados diferentes personagens típicas, incluindo Joaquim Chamiço, o bêbedo, a cigana, o emigrante endinheirado e a criada, ou o ceguinho da concertina. No local da feira haverá, ainda, uma exposição de animais com vacas, ovelhas, cabras e cavalos. Os jogos tradicionais, as danças e folguedos, os saltos à fogueira e o teatro popular, incluindo malabarismo e circo de rua, completam a animação prevista. Mas há mais. Para que o espírito da Feira de São João se renove, haverá também várias tasquinhas onde não faltará a sardinha assada, o tradicional caldo de grão e a doçaria tradicional.

Já a vertente musical está a cargo das 33 colectividades do concelho da Guarda. Virgílio Bento, vereador do pelouro da Cultura, adiantou ainda que, no âmbito do Projecto Andarilho, será lançado, no sábado, no Paço da Cultura, um catálogo alusivo ao projecto e às respectivas associações participantes. «Havia necessidade de divulgar a nível nacional a actividade do projecto e das colectividades promoverem os seus grupos, no sentido de terem algum financiamento que garanta a estabilidade», justifica. No domingo, a feira começa pelas 9 horas e, para além da animação, contará com um desfile equestre e as marchas de São João. Reza a história que a Feira de São João da Guarda foi criada por carta régia a 25 de Março de 1255, por D. Afonso III, e marcou, na época, o início do incremento comercial na região.

Sobre o autor

Leave a Reply