Arquivo

Feira de S. Bartolomeu atraiu 150 mil visitantes

Noite em que actuaram os Xutos & Pontapés foi a que registou maior afluência, com sete mil pessoas a passarem pelo recinto

A Feira de S. Bartolomeu, que terminou no último domingo, atraiu a Trancoso perto de 150 mil visitantes. A «grande afluência» ao certame leva o presidente da AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira a fazer um balanço «muito positivo» da edição deste ano.

Aquele número baseia-se no volume de entradas contabilizadas a partir das 18 horas em oito dos 10 dias desta feira secular (em dois não foram cobrados bilhetes), pelo que António Oliveira não tem dúvidas em afirmar que «houve bem mais visitantes» do que o que indicam os registos. «Confirmaram-se as nossas expectativas», congratula-se. Tal como a organização previa, a noite em que actuaram os Xutos & Pontapés, na passada sexta-feira, foi a que mais público atraiu, tendo passado pelo recinto do evento cerca de sete mil pessoas, segundo os dados adiantados pelo presidente da AENEBEIRA. A segunda melhor noite foi a anterior, em que subiu ao palco Quim Barreiros, com cinco mil. Na quarta-feira, o dia dos Santa Maria, os números «estiveram também muito perto dos cinco mil», refere António Oliveira.

Comparativamente ao ano passado, «houve uma maior adesão» por parte do público, congratula-se o também vice-presidente da Câmara de Trancoso. Em 2009 passaram pela Feira de S. Bartolomeu mais de 140 mil pessoas. No entender de António Oliveira, a «grande adesão» registada nesta edição deveu-se a «vários factores», entre os quais estão «um melhor cartaz» e também «as boas condições climatéricas que se fizeram sentir». «As noites estiveram quentes e, por isso, convidativas», afirma. No total, este certame organizado pela AENEBEIRA e pela empresa municipal Trancoso Eventos contou com 11 espectáculos, do pop à música popular, passando pelos DJ’s, a canção portuguesa e o folclore. Além dos Xutos & Pontapés, Santa Maria e Quim Barreiros, estiveram em destaque José Cid, Deolinda e David Fonseca.

Relativamente aos agentes económicos presentes no certame, António Oliveira constata que «de certo que gostariam ter obtido ainda melhores resultados», mas o “feedback” que lhe chegou dos expositores leva-o a fazer também um balanço positivo. «Há que ter em conta o contexto de crise que se vive», acrescenta. Este ano participaram 165 agentes económicos distribuídos por 230 stands ou espaços exteriores. A feira ocupou uma área de 32 mil metros quadrados. No espaço expositivo, o destaque foi para a adesão dos sectores do comércio e indústria, com uma forte presença de concessionários de automóveis e da maquinaria agrícola, mas também os serviços, as diversões e animação, bem como o artesanato e as tradicionais tasquinhas. O orçamento deste ano da Feira de S. Bartolomeu foi de 286 mil euros (sem IVA), dos quais 158 mil da responsabilidade da AENEBEIRA e 128 mil euros da Trancoso Eventos.

O certame, que durou 10 dias, terminou no domingo

Feira de S. Bartolomeu atraiu 150 mil
        visitantes

Sobre o autor

Leave a Reply