Arquivo

Feira de caça e pesca reforça atratividade de Almeida

Município considera que atividade cinegética já é um recurso importante, mas quer divulgar «ainda mais» as suas potencialidades nesta área

A quinta edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Regional, que terminou no domingo em Vilar Formoso, confirmou que a atividade cinegética já é um recurso importante no concelho de Almeida.

Organizado pelo município, o evento atraiu centenas de caçadores e apreciadores portugueses e espanhóis ao pavilhão multiusos, onde puderam adquirir vestuário e utensílios para todo o tipo de caça e pesca. Foi também a oportunidade para provar a gastronomia local e conviver, sobretudo após a muito concorrida montaria ao javali de sábado de manhã, em Nave de Haver, que contou com a participação de 120 caçadores. «As portas estavam esgotadas há meses. Houve gente de norte a sul de Portugal e alguns espanhóis, a montaria contribuiu muito para o êxito desta feira», disse António Batista Ribeiro. O autarca estava visivelmente satisfeito com o sucesso desta atividade, mas também com a largada de perdizes e pombos efetuada no domingo. «A caça, assim como a pesca, são recursos endógenos que estão por explorar, apesar de terem vindo a ganhar dimensão no concelho de Almeida», refere o presidente do município.

Nesse sentido, a feira quer «tirar partido dessa atração, mas também divulgar ainda mais as nossas potencialidade nesta área, que são muitas, pois a caça e pesca, devidamente ordenadas, podem ser mais um recurso económico para Almeida», acrescenta. E os efeitos já se sentem, garante Batista Ribeiro, segundo o qual muitos caçadores já compraram uma segunda habitação no concelho. «A aldeia de Pailobo, por exemplo, contaria atualmente apenas dois habitantes se não tivesse sido “repovoada” por um grupo de caçadores. É gente do norte que ali adquiriu casa e sazonalmente, aos fins-de-semana, temos ali 20 famílias», adianta o edil. Mas o certame serve também para sensibilizar os mais jovens para a preservação do meio ambiente, «mostrando que os caçadores são úteis ao contribuírem para se fazer o ordenamento cinegético das espécies», sublinha Batista Ribeiro.

Este ano, a Feira de Caça e Pesca acolheu um workshop sobre “prevenção contra acidentes domésticos com cães”, destinado aos mais pequenos, e demonstrações de aves de rapina e de cães, pela Equipa Cinotécnica da GNR da Guarda.

Demonstração de aves de rapina agradou aos mais novos

Feira de caça e pesca reforça atratividade
        de Almeida

Sobre o autor

Leave a Reply