Arquivo

Feira Agrícola e da Cereja no Ferro

Certame começa amanhã e termina no domingo na vila do concelho da Covilhã

A vila do Ferro, no concelho da Covilhã, acolhe, entre amanhã e domingo, a Feira Agrícola e da Cereja, num evento que contará com um parque de gado (cavalos, vacas, ovelhas) e uma exposição de maquinaria agrícola, automóveis, instituições, empresas e produtores agrícolas locais. A animação cultural variada também não faltará com a actuação de ranchos folclóricos, um grupo de bombos e outro de danças em movimento. Haverá ainda uma garraiada, um passeio equestre, exposição de artesanato e uma feira de saúde.

A organização do evento está a cargo da Junta de Freguesia, que acredita que esta iniciativa irá «divulgar a freguesia e o concelho da Covilhã», bem como «potenciar negócios, promover o convívio entre as pessoas e, acima de tudo, divulgar a cereja da Cova da Beira, a “rainha” deste evento». A feira começa às 19 horas de amanhã e como é o Dia Mundial da Criança, os mais pequenos ter uma atenção especial com um parque de insufláveis e passeios a cavalo. Será ainda inaugurado o parque de gado, onde poderão ser vistos os mais belos exemplares de vacas, cavalos, ovelhas e cabras da zona. A Feira do Artesanato abre um quarto de hora mais tarde, ali trabalhando ao vivo alguns artesãos, já pelas 21 horas actuará o Rancho Folclórico “Os camponeses do Ferro”. No sábado, o certame abre portas às 14 horas, sendo oficialmente inaugurado por Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, uma hora depois. No segundo dia o destaque vai para uma garraiada ao final da tarde e para a actuação dos Ranchos Folclóricos do Sagrado Coração de Maria do Ferro e da Boidobra.

O domingo começa com uma arruada pelos Bombos do Ferro e um passeio equestre pelo vale da Cova da Beira. Às 10 horas, na Feira “Tenha uma saúde de Ferro”, os visitantes poderão efectuar rastreios à visão, audição e diabetes, entre outros. Durante a tarde, continua a animação musical com o Grupo de Bombos da Coutada, Grupo de Danças em Movimento do GIR e o Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio. Entretanto, a Junta do Ferro volta a promover, em parceria com o Instituto Português da Juventude, o programa “Voluntariado Jovem para a Floresta”. «Reconhecendo a importância da Serra do Ferro no ecossistema local e na tentativa de preservar o património riquíssimo da cobertura arbustiva e florestal primária, composta por castanheiros, carvalhos e pinheiros, a Junta decidiu meter mãos à obra e lutar por uma serra viva e com vida», adianta em comunicado. De 1 de Julho a 15 de Setembro vão decorrer na freguesia acções de vigilância, sensibilização e limpeza da floresta com a participação de jovens, mediante candidatura prévia na Junta.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply