Arquivo

Falta empenho e coragem na tutela dos bombeiros distritais

(…) A administração do portal www.bombeiros distritoguarda.com alertou no início da Fase Bravo, através de uma nota informativa, para o facto de existirem corpos de bombeiros com falta de equipamento de protecção individual. Neste momento, o sentimento é de revolta com toda esta situação, porque os responsáveis pelos bombeiros do distrito não lhe deram a devida atenção continuando a encarar o nosso portal como se de uma brincadeira se tratasse.

A verdade tem de ser dita. O Ministério da Administração Interna disponibilizou a verba para a compra do equipamento de protecção em Maio, mas esqueceu-se da possível ruptura de stock. Pena é que nem a Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, nem o Centro Distrital de Operações e Socorro tivessem tomado uma posição perante tal facto.

A forma como são tratados determinados assuntos por parte dos responsáveis dos bombeiros do distrito da Guarda leva-nos a concluir que o perfil e a noção do ser bombeiro é, para estes responsáveis, a do voluntário de há 20 anos atrás, que ainda utilizava as galochas de borracha e era visto como o desenrasca de tudo e todos.

Vivemos numa sociedade (…) que constantemente recorre aos bombeiros, exigindo-lhes profissionalismo e empenho na prestação do socorro. Somos criticados por tudo e todos e quem de direito não consegue transcrever a realidade que se vive no seio da maioria dos corpos de bombeiros, que, para socorrerem e para estarem protegidos, por vezes, têm de comprar o próprio equipamento de protecção individual.

É revoltante quando não se dá a devida atenção aos alertas de quem anda no terreno e sente na pele as dificuldades que se vê obrigado a passar porque tem amor à farda e se orienta pelo lema “Vida por Vida”.

Passado um mês após a divulgação dessa nota informativa, o incêndio em Famalicão da Serra de 9 de Julho deixou marcas irreparáveis e morreram seis bombeiros, um deles da secção de Gonçalo destacada naquela localidade. O jovem foi encontrado, infelizmente, sem qualquer protecção individual, apresentando algumas queimaduras. Perante esta situação, a Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, em vez de tomar uma atitude de solidariedade e de respeito perante a família e pela própria secção, decidiu elaborar um relatório através do seu Gabinete de Apoio Social, reagindo como se não tivesse conhecimento das condições em que vivem os bombeiros do distrito. (…)

No entender da administração do portal www.bombeiros distritoguarda.com, o dito relatório é supérfluo, porque aquilo que veio tornar público já esta administração, bem como todos os bombeiros do distrito, tinham conhecimento antes do acidente ocorrer. Tornar público o resultado de um relatório que, para além de não trazer nada de novo, nem solução para um problema, é sem dúvida um bom argumento para vir para a comunicação social fazer um pouco mais de “show off”. Isto porque se os técnicos do Gabinete de Apoio Social, em vez do relatório, estivessem no terreno dando o verdadeiro apoio aos familiares e bombeiros de Famalicão, a Federação não poderia ter o impacto na comunicação social que tanto procura, tentando alcançar o nome e a posição que outrora ganhara a nível distrital e nacional.

Aproveitamos a ocasião para alertar que há mais quartéis no distrito da Guarda que não dispõem das condições que nós, bombeiros, merecemos. Esperamos que as equipas técnicas da nossa Federação façam os relatórios que acharem convenientes e procedam às diligências necessárias para que possam dar condições a quem serve uma causa que é de todos nós.

Daniel Saraiva, da administração do portal www.bombeiros distritoguarda.com, carta recebida por e-mail

Sobre o autor

Leave a Reply