– Quais são as principais preocupações da AP da ESAA em 2009/10?
Devido à situação actual da Escola (obras), as nossas principais preocupações de momento são:
– Aproveitamento escolar dos Alunos que esperamos não seja afectado pelas condições actuais da Escola.
– Andamento das obras e o seu impacto na actividade escolar e ainda o cumprimento dos prazos para o seu términus.
– Condições de bem-estar dos Alunos e qualidade de serviços que a Escola pode oferecer aos Alunos relativamente ao seu quotidiano; salas de aula, ocupação de tempos livres, actividades escolares (curriculares e extra-curriculares), serviços administrativos e serviços logísticos.
– Segurança dos Alunos no espaço escolar e nas suas imediações. Esta preocupação tem duas vertentes; segurança de massas (plano de emergência) e segurança individual de cada Aluno. Nesta última vertente, preocupa-nos a possibilidade de poder vir a verificar-se algum episódio de Bullying.
Em qualquer dos casos, estaremos atentos e prontos a intervir se for necessário.
– Que queixas recebem mais dos pais?
As queixas que recebemos foram:
– Ruídos vindo das obras e que perturbavam as aulas.
– Preocupações em relação à segurança dos Alunos, com a movimentação de máquinas e veículos no parque escolar.
– Comodidade de alguns monoblocos em termos de impermeabilização e climatização (resolvido).
– Avaliações e critérios de avaliação, nomeadamente na Educação Física, que pode afectar a média de alguns Alunos e pode prejudicar o acesso ao ensino superior, para os cursos de eleição.
– Alterações de aulas, nomeadamente a mudança/troca da Educação Física para as 14H00, não muito aconselhável.
– Falta de vigilância ou pouco actuante nos espaços comuns, o que pode levar a focos de violência entre Alunos.
Fomos ainda solicitados a intervir numa situação em que vários Pais consideraram de injusta uma decisão de castigar toda a turma a não ir a numa visita de estudo. No entanto, a decisão já tinha sido tomada em conselho de turma e já nada foi possível fazer.
– Que trabalho regular desenvolve a AP com os pais?
Tentamos ter a nossa página na Internet o mais actualizada possível, na qual damos algumas informações e notícias referentes à nossa Escola e à Educação em geral. Promovemos reuniões, na Escola, para darmos voz aos Pais, mas infelizmente, são poucos os que comparecem para contribuírem com as suas opiniões e sugestões. Precisamos que nos ajudem a identificar os problemas que posam existir. Sem o contributo por parte dos Pais e até dos Alunos, ficamos também nós limitados na nossa actuação. Os Alunos (Associação de Estudantes) também podem dar sugestões à AP. Na realidade, são eles os primeiros intervenientes e os mais interessados em que as condições sejam as melhores.
– A AP podia fazer mais?
Sim, a AP podia fazer muito mais se solicitassem mais os nossos serviços. Se os Pais fossem mais participativos e nos dessem o seu contributo comparecendo nas reuniões que convocamos. Se utilizassem mais o email da A.P., para nos darem sugestões de melhoria.
Em todos os casos em que fomos solicitados, tentámos resolver junto da Direcção da Escola, que sempre nos tem ouvido e colaborado na tentativa de resolução. Podemos afirmar que temos uma relação muito saudável e cordial com a Direcção da Escola. Alguns casos foi possível resolver, outros não. Alguns foram-nos apresentados muito tardiamente e a decisão tomada era já irreversível. Se não nos forem apresentadas queixas ou sugestões em tempo útil, ficamos limitados na nossa actuação.
– Lançaram alguma iniciativa ou têm alguma programada para breve?
Sim, na última reunião da Direcção da AP foi decidido convocar para dia 20 de Abril uma reunião com os Pais representantes de cada turma e convidar a Associação de Estudantes para que nos transmitam opiniões, sugestões e pontos de melhoria, em relação ao impacto das obras na Escola, para podermos apresentar na reunião mensal com a Comissão de Segurança.
Manuel Varelas, Presidente da APEE
(Associação de Pais)