Arquivo

FALAR CLARO

António Soares, Diretor da ESAA

Que impacto tiveram na escola as alterações curriculares?

Não houve problemas de maior. Na alteração da carga letiva do 3º Ciclo em Português e Matemática a alteração já era esperada e o aumento resultou natural. Em Formação Cívica do 10º ano houve algumas hesitações iniciais em relação ao programa e à avaliação numa aula de 45 minutos. Entretanto os professores prepararam já um documento com os conteúdos e os critérios de avaliação a apresentar ao Conselho Pedagógico, com base na avaliação qualitativa que está prevista na legislação. Nas AAE (Atividades de Acompanhamento e Estudo) optámos pela fórmula já existente do Estudo Acompanhado.

Os cursos profissionais não vingaram este ano…

Só um ficou a funcionar, a Gestão Desportiva. Os alunos continuam a procurar cursos de saída profissional duvidosa, como por exemplo os da área de informática não existentes na escola e os cursos que tínhamos, nomeadamente Técnicos de Saúde e de Ótica, não tiveram procura. Os cursos que nós oferecemos estavam na 1ª prioridade do Ministério da Educação mas a mensagem não passou. Por outro lado alguns alunos fogem da Matemática e Físico-Química…

Quanto às obras…

Há algum desalento. Nós compreendemos os atrasos mas temos já o atraso de um ano. Na altura certa, tendo em conta o Orçamento anual, pedimos a informação sobre os prazos de conclusão e nada impedia que nos dissessem datas mais corretas. O que nos desalenta é que às vezes são obras simples e curtas que atrasam a obra meses e meses.

As interrupções letivas serão duas?

O Cons. Pedagógico decidiu que este ano só haveria a interrupção do dia do Patrono, a 16 de dezembro, último dia de aulas do 1º período. Isto porque no ano passado não notámos grande dinâmica e utilidade na segunda interrupção.

Quanto ao arranque do acordo ortográfico, a escola pretende lançar esta mudança quando?

Vamos avançar, apesar das dificuldades dos mais velhos que acharão mais estranha a nova grafia. Pessoalmente estou até contra o acordo e penso que se devia ter votado este Acordo em referendo. Mas o tempo de discutir aceito que já foi ultrapassado. Na escola, avançaremos brevemente.

Os resultados dos exames nacionais 2011 trouxeram novidades?

Não há ainda um estudo aturado dos resultados mas notou-se este ano um agravamento dos resultados em Português e uma melhoria em Física e Química A e Biologia-Geologia. A Matemática manteve-se mais ou menos o panorama do ano passado.

Comentários dos nossos leitores
Jose Cunha maria-andrade@latinmail.com
Comentário:
A este Senhor só tenho a dizer que os cursos com saída profissional duvidosa são os de Desporto ministrados na sua escola. Os de Informática não tem saída profissional duvidosa, são de qualidade e com alta empregabilidade.
 

Sobre o autor

Leave a Reply