A zona da Faia Brava, em Figueira de Castelo Rodrigo, é a primeira área protegida privada do país. Segundo a ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAOT), esta é «uma boa notícia, especialmente tendo em conta que surge no Ano Internacional da Biodiversidade, que agora se comemora».
Para Dulce Pássaro, «a criação da área protegida privada reveste-se do maior interesse, na medida em que constituirá, de forma activa, um contributo importante para a conservação dos valores naturais e da biodiversidade, bem como para a valorização do património geológico e paisagístico». Com 215 hectares, a Reserva da Faia Brava está integrada na Zona de Protecção Especial (ZPE) do Vale do Côa e no território do Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC). A sua gestão será assegurada pela Associação Transumância e Natureza (ATN), uma organização não governamental da área do ambiente, sediada em Figueira de Castelo Rodrigo. A tutela, que emitiu, através do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), um parecer técnico favorável à candidatura desta ONG, considera que «os valores naturais ocorrentes assumem, pela sua raridade, valor científico e ecológico, uma especial relevância que justifica o seu reconhecimento e a integração da área na Rede Nacional de Áreas Protegidas».
E exemplifica, lembrando que a área em causa é «extraordinariamente relevante» do ponto de vista da conservação das aves rupícolas, ali nidificando espécies como a Águia de Bonelli, a Cegonha Preta e o Abutre do Egipto, «todas com estatuto desfavorável em termos de conservação», refere o parecer. Para Ana Berliner, responsável pela ATN, «o que vai mudar é a visibilidade da reserva e o reconhecimento do esforço dos promotores por parte das outras pessoas», esperando que esta nova figura jurídica permita mais apoios mecenáticos. Segundo a legislação, os terrenos considerados Área Protegida Privada integram a Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP) e ficam sujeitos a um protocolo de gestão com o ICNB a celebrar no prazo máximo de dois meses.