Arquivo

Exposição Urbana de Fotografia anima montras da Guarda

Até 3 de Novembro

A Delegação da Fundação INATEL da Guarda e a APGUR – Agência para a Promoção da Guarda inauguraram no dia 3 de Outubro a Exposição relativa ao Concurso de Fotografia António Correia. A inauguração teve lugar pelas 18 horas junto à Mediateca, na Guarda e incluiu também a entrega dos Prémios aos primeiros classificados. Na cerimónia tomaram a palavra Mário Sucena, delegado da Fundação INATEL e António Saraiva, Gestor Urbano da APGUR, que frisaram nas suas intervenções a importância da fotografia para a promoção dos espaços urbanos e como actividade de lazer individual.

A Exposição, que está espalhada por 51 montras comerciais da cidade da Guarda, apresenta aproximadamente um terço das fotografias submetidas a concurso no final de 2007 e subordinadas ao tema “Centros urbanos do distrito da Guarda”. Os quatro premiados deste Concurso foram Luís Pena (1.º), Pedro Nobre (2.º), Cristiana Costa (3.ª) e João Paulo Pereira (4.º), tendo ainda merecido menção honrosa Francisco Fragoso Duarte e Mª Fátima Roque. O júri do Concurso foi constituído por Mário Sucena, delegado da F. INATEL, Arménio Bernardo, fotógrafo e Carlos Adaixo, artista plástico.

O Concurso, cuja edição 2008 será lançada ainda durante o mês de Outubro, pretende levar os fotógrafos amadores a experimentar a fotografia artística, descobrindo a realidade do distrito a partir de um tema aglutinador. Por outro lado, na génese deste Concurso está ainda o objectivo de levar as associações a utilizar a fotografia como instrumento de dinamização associativa.

Nas duas primeiras edições, o Concurso tinha já convidado os participantes a mostrar a realidade do distrito da Guarda através dos temas “Varandas” (2005) e “Caminhos” (2006). O nome actual do Concurso surgiu na 3ª edição para homenagear o grande fotógrafo da Guarda António Correia, que em meados do século XX fotografou a Guarda e lhe imprimiu uma marca indelével. Através da parceria criada entre a Fundação INATEL e a Agência para a Promoção da Guarda a partir de 2007, procurou-se um maior impacto da iniciativa e um envolvimento com a zona do Centro Histórico da cidade da Guarda.

Para já o que se pode concluir do roteiro das 51 lojas é que as montras ganharam novo brilho e que as fotografias mostram um distrito cheio de monumentos e recantos encantadores, sendo por isso um apelo forte à fruição do nosso património e à sua preservação.

Os folhetos com o roteiro da Exposição podem ser levantados no Posto de Turismo da Guarda, na Delegação da Fundação INATEL ou na Agência para a Promoção da Guarda. A Exposição estará nas montras até ao dia 3 de Novembro de 2008.

Sobre o autor

Leave a Reply