Arquivo

Expomêda reuniu 120 expositores

Novo presidente da Câmara quer mais produtos regionais no certame

A Expomêda – Feira de Actividades Económicas vai passar a «apostar mais nos produtos regionais», anunciou Armando Carneiro na inauguração da XI edição – que decorreu entre 6 e 8 de Novembro –, lamentando a ausência da castanha e do queijo do concelho no certame.

«Há muita coisa aqui [na feira] que nada tem a ver connosco», constatou o novo presidente da Câmara medense, para quem o evento deve continuar a atrair participantes de outras zonas do país, mas sobretudo os agricultores locais. «Somos um concelho essencialmente agrícola, pouco mais temos», afirmou o autarca, anunciando que, nesta área, «a grande aposta da Câmara passa pela criação do gabinete de apoio à agricultura». A autarquia está, de resto, «apostada na promoção dos produtos endógenos e em colocá-los no mercado», assegurou Armando Carneiro, dizendo que a estratégia passa pela certificação da castanha e do queijo produzido na Mêda. O sucessor de João Mourato na Câmara quer ainda apostar no vinho, que «é de uma qualidade indesmentível», considerou, lembrando a existência de várias adegas de particulares e lamentando o fecho da única cooperativa do concelho.

Na inauguração, Armando Carneiro aproveitou a presença do secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, para pedir ao Governo que «olhe mais para esta região, para os concelhos do interior e para a questão da desertificação». Já o governante, que é natural de Viseu, disse ter «gostado do que viu» na Expomêda e congratulou-se por saber «que a Câmara está apostada no desenvolvimento dos seus produtos endógenos» e na agricultura. A Expomêda é um certame que pretende promover a indústria, comércio, cultura e tradições locais e juntou este ano cerca de 120 expositores, entre os quais um da AENEBEIRA. Na música, estiveram em destaque José Cid, João Pedro Pais e os Táxi.

Expomêda reuniu 120 expositores

Sobre o autor

Leave a Reply