Arquivo

Expo Estrela é «oportunidade» para produtores de Manteigas

Queda de neve foi atrativo adicional para a edição deste ano da Mostra de Atividades e Feira de Artesanato do concelho serrano

A neve foi mais um atrativo para levar muito público à XXª edição da Expo Estrela – Mostra de Atividades e Feira de Artesanato de Manteigas, que terminou anteontem.

No dia da abertura, após uma visita ao recinto, o presidente do município mostrou-se satisfeito com o que encontrou, considerando que a «qualidade dos produtos evoluiu» e o número de expositores subiu em relação a anos anteriores, numa mostra que «reflete o que são as atividades económicas de Manteigas». Esmeraldo Carvalhinho realçou que, apesar de ser um «concelho de pequena dimensão», Manteigas desenvolve atividade económica na área dos têxteis e confeção de tecido, bem como no agro-alimentar, na produção de compotas, enchidos e do queijo. O autarca frisou que a Expo Estrela é uma «oportunidade para que as famílias se possam abastecer e para que os visitantes possam levar daqui bons produtos». Além disso, o certame constitui «também uma oportunidade de contacto mais direto com o mercado por parte dos produtores que fazem os seus produtos caseiros e não têm linhas de comercialização próprias».

De resto, nas curtas conversas que foi tendo com os expositores presentes, o edil saiu com a convicção reforçada de que a edição do ano anterior «correu bem» e a expectativa para este ano, «apesar da crise, era boa porque eles também participam concentrados num determinado mercado que é o de Manteigas e de quem nos visita nestes dias». Esmeraldo Carvalhinho mostrou-se confiante que a neve iria ajudar a que, «mais uma vez», esta fosse uma «época de grande afluência de público à Serra da Estrela». Nesse sentido, o presidente manteiguense mostrava-se «plenamente confiante no sucesso» do certame e «convicto» que «uma boa parte dos produtos locais» iriam ser escoados.

O tempo também ajudou a que um número «significativo de visitantes» viesse à Expo Estrela com «neve nos picos altos da Serra e uns dias de sol» na vila. Na edição deste ano participaram 61 expositores, em representação de 10 entidades, 11 associações, 15 artesãos, oito produtores regionais da Serra da Estrela, doze comerciantes, três do ramo da indústria e dois bares.

Ricardo Cordeiro Esmeraldo Carvalhinho garante que a qualidade dos produtos expostos evoluiu em relação a anos anteriores

Expo Estrela é «oportunidade» para
        produtores de Manteigas

Sobre o autor

Leave a Reply