Arquivo

Expensive Soul e Adriana Lua “cabeças de cartaz” na Expo Estrela

XIXª Mostra de Atividades e Feira de Artesanato decorre no fim-de-semana do Carnaval

Manteigas volta a prometer muita animação para o fim-de-semana do Carnaval com mais a XIXª edição da Mostra de Atividades e Feira de Artesanato. A nível musical, as principais atrações do primeiro certame após a introdução de portagens e o aumento do IVA na restauração são a brasileira Adriana Lua e os Expensive Soul.

A Expo Estrela pretende «dar a conhecer o potencial económico de Manteigas, tirar proveito daquilo que nos diferencia e do que são as nossas potencialidades», bem como «consolidar o tecido económico com as visitas que tivermos e suscitar vontade de regressar aos turistas», realçou o presidente do município. Este ano participam 63 expositores, mais três que em 2011, em representação de onze entidades, doze associações, 16 artesãos, sete produtores regionais da Serra da Estrela, doze comerciantes, três do ramo da indústria e dois bares. Esmeraldo Carvalhinho apontou Adriana Lua (dia 18) e os Expensive Soul (dia 20) como os “cabeças de cartaz” do evento, sendo que na noite de dia 19 o palco será da Escola de Música da Banda Boa União, da Orquestra de Sopros “Música Nova” e de uma mostra de DJ’s locais.

Já na terça-feira de Carnaval realiza-se a tradicional prova de Queijo Serra da Estrela e o habitual desfile pelas ruas da vila com a participação das escolas e associações do concelho, entre outras entidades. Como habitualmente, nestes quatro dias decorre também a Rota Gastronómica do Concelho, com 11 restaurantes e ementas regionais que variam dos 8,50 e aos 23 euros. Em termos de orçamento, a Expo Estrela vai custar 75.500 euros, menos «sete a oito por cento» que em 2011 devido à conjuntura e à redução das transferências para municípios. Esmeraldo Carvalhinho considerou que a presente edição vai servir para comparar com a afluência de público em edições anteriores [no ano passado estima-se que houve mais de oito mil visitantes] em função de duas medidas: «Vai estar à prova o aumento do IVA na restauração e o pagamento de portagens na A25 e A23. São duas medidas que o Governo impôs de uma forma completamente absurda e que têm impacto na economia local», criticou.

Festival Serra da Estrela em dúvida

Ainda não é certo que o Festival Serra da Estrela, que no ano passado se realizou pela primeira vez no concelho de Manteigas, aconteça este ano. À margem da conferência de imprensa da Expo Estrela, Esmeraldo Carvalhinho disse que a segunda edição ainda «está em ponderação» e recordou ter sempre afirmado que só se concretizaria «se houvesse financiamento, caso contrário não conseguiremos fazê-lo». O presidente explicou que «temos uma rubrica orçamental que é curta, mas que está no Orçamento para 2012 porque ainda não perdemos de todo a intenção de fazer o festival. Só que para isso é preciso procurar financiamento», reiterou. De resto, apontou o final deste mês como data limite para saber se há ou não apoio, adiantando que a autarquia continuará disposta a acolher o evento no próximo ano.

Ricardo Cordeiro Esmeraldo Carvalhinho considera que a edição deste ano vai servir de «barómetro» após o aumento do IVA na restauração e as portagens

Expensive Soul e Adriana Lua “cabeças de
        cartaz” na Expo Estrela

Sobre o autor

Leave a Reply