Arquivo

Eugénia Melo e Castro na Covilhã

Espectáculo “Des Cons Tru Ções” comemora 25 anos de carreira e apresenta novo álbum

Eugénia Melo e Castro regressa à Covilhã, no sábado à noite, para um concerto no Teatro-Cine, no âmbito de uma digressão nacional a propósito dos 25 anos do lançamento do seu disco de estreia, “Terra de Mel”. A cantora apresenta “Des Cons Tru Ções”, que é uma revisão de alguns dos seus maiores sucessos, retirados dos 21 álbuns gravados e desconstruídos no seu actual momento musical. O espectáculo serve igualmente para divulgar o seu último trabalho, intitulado “Des Cons Tru Ção”, dedicado ao cancioneiro de Chico Buarque.

Geninha será acompanhada pelos oito músicos com que tem vindo a trabalhar no Brasil nos últimos seis anos. Dividida desde sempre entre aquele país e Portugal, a cantora desenvolveu uma obra única de ligação musical e poética entre este e o outro lado do Atlântico. Mas, neste concerto, aproveita também para pôr a sua voz ao serviço de músicas alheias, cujo ponto comum é fazerem parte da banda sonora da sua própria vida. “Des Cons Tru Ções” assinala ainda o regresso de Eugénia Melo e Castro aos palcos em solo nacional, após o último espectáculo no Centro Cultural de Belém, em 1995, por ocasião do lançamento do disco “Lisboa dentro de Mim”. Entretanto, no início desta semana foi editado mais um trabalho, intitulado “PoPortugal”, que resulta da sua leitura para 10 temas clássicos do pop nacional, dos anos 70 até aos nossos dias. Trata-se de uma espécie de tributo aos amigos e pessoas de Portugal com uma roupagem nova.

O disco foi inteiramente gravado em S. Paulo e conta com os arranjos e direcção musical de Eduardo Queiróz, produtor que trabalhou com a cantora em “Des Cons Tru Ção” e no disco “Paz”, de 2002. “PoPortugal” será lançado no mercado brasileiro em Agosto. Maria Eugénia Meneres de Melo e Castro nasceu na Covilhã, em Junho de 1958. Neta de um maestro, compositor e violonista, já tinha aulas de piano aos três anos de idade. Estudou cinema e fotografia em Londres e estreou-se em disco há 25 anos, com “Terra de Mel”. Passa grande parte do tempo no Brasil e grava habitualmente com músicos locais.

Sobre o autor

Leave a Reply