Arquivo

Estudar as horas necessárias

Bons alunos

Geralmente associamos um bom aluno a horas infindáveis de estudo. No entanto, isso não é verdade. Um bom aluno é aquele aluno que se preocupa em ter bons resultados. Para tal, estuda as vezes e as horas necessárias para se sentir confiante em relação à matéria.

Há alunos que, mesmo estudando horas infindáveis, não conseguem alcançar tão bons resultados como outros que estudam apenas em vésperas de testes. Podemos então concluir que o que importa não é o tempo de estudo mas sim o modo como este é aproveitado, não esquecendo as capacidades de compreensão que variam de aluno para aluno e fazem com que estes precisem de mais ou menos horas de estudo para assimilar e compreender a matéria.

Muitas vezes, os bons alunos são comparados a adolescentes com poucos momentos de diversão. Esta comparação é grande parte das vezes errada, visto que se pode equilibrar o tempo de estudo com o tempo de diversão, aproveitando os dois.

Falemos agora de métodos para se atingirem os bons resultados. Não existe nenhum método que garanta sucesso a todos os alunos. Cada aluno tem de ter a capacidade de escolher o método que melhor se adequa às suas dificuldades e que melhor lhe permite superá-las. Alguns alunos estudam através de resumos e esquemas, outros através de exercícios e outros apenas lendo os apontamentos e o manual.

Compreendemos e concordamos que muitas vezes é difícil largar algumas actividades de que gostamos para estudar. No entanto, se o fizermos, não iremos arrepender-nos quando virmos os resultados. Das melhores sensações que um aluno pode ter é chegar a casa com notas excelentes e ver os pais com um sorriso de orgulho no rosto. Contudo, o sorriso dos pais não deve ser a principal razão do nosso esforço, pois estamos a trabalhar para o nosso futuro, e uma hora de estudo hoje pode resultar num bom emprego amanhã.

Inês Gonçalves e Patrícia Bárbara (10º A)

Estudar as horas necessárias

Sobre o autor

Leave a Reply