Arquivo

Estrada 338 continua fechada uma semana depois do temporal

Câmara exige alargamento e beneficiação da via para maior segurança dos automobilistas

As chuvadas da semana passada realçaram um problema latente num troço da estrada nacional (EN 338) entre Manteigas e os Piornos, na Serra da Estrela. A via está intransitável desde 25 de Outubro devido a desmoronamentos de terra e à necessidade de consolidação de muros e taludes, mas a autarquia avisa que a situação pode repetir-se sempre que chover com mais intensidade. E exige o seu alargamento e beneficiação para que turistas e populações locais não sofram com os transtornos causados.

«As condições de circulação nesta estrada agravaram-se significativamente desde o grande incêndio do Verão de 2005. Só que, apesar de alertadas as entidades responsáveis para os perigos decorrentes da erosão e da não contenção de taludes, está a chegar outro Inverno sem que sejam tomadas as necessárias medidas que permitam uma natural fluidez de trânsito numa via de acesso privilegiado à Torre», lamenta José Manuel Biscaia. Para tal, o autarca reclama o alargamento da estrada e melhores acessibilidades a uma faixa estreita e sinuosa que serpenteia pelo Vale Glaciar do Zêzere acima e que é o único acesso da vila ao ponto mais alto da Serra da Estrela. Os trabalhos de limpeza estão a decorrer, mas a circulação continua por enquanto limitada aos veículos da obra. Os desmoronamentos registados nestas encostas com declives muito acentuados ficam a dever-se à erosão dos solos provocada pelos fogos. Recorde-se que só em 2005 arderam nesta zona do concelho de Manteigas mais de três mil hectares, uma área que está agora desprotegida e mais sujeita a este tipo de ocorrências. É justamente para garantir a segurança dos turistas que visitam a vila e a Serra que leva José Manuel Biscaia a exigir medidas concretas.

No entanto, a Câmara «continua a aguardar que o senhor secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas conceda uma audiência para se encontrar uma solução que resolva a precaridade e os perigos eminentes na travessia do percurso do Vale Glaciário mais emblemático do Sul da Europa», afirma. Já o director do Parque Natural da Serra da Estrela admitiu que poderá ser necessário fechar algumas estradas para garantir a segurança dos automobilistas quando a pluviosidade aumentar nas encostas mais afectadas pelos incêndios.

Sobre o autor

Leave a Reply