Arquivo

Esterilização certificada no Sousa Martins

Hospital da Guarda com melhores condições para certificar serviços clínicos

O serviço de esterilização do Hospital Sousa Martins já está certificado pela norma ISO 9001-2000, o que aumenta os padrões de qualidade e permite a sua abertura a outras instituições da região. O processo demorou cerca de três anos a concretizar, envolvendo uma empresa nacional e outra internacional, tendo sido esta última a atribuir o certificado.

«Todos os procedimentos do serviço estão certificados», adiantou Fernando Girão, presidente do Conselho de Administração da unidade, assegurando que tem capacidade instalada «não só para a área do Serviço Nacional de Saúde, mas também para as instituições particulares de solidariedade social». Nesse sentido, já há um pedido do Hospital da Misericórdia da Guarda, revelou, admitindo que, no futuro, poderá ser «um serviço rentável» para o Sousa Martins. Fernando Girão disse ainda que esta certificação significa que «outros podem ir atrás», esperando que alguns serviços clínicos possam ser os próximos, «para criar condições de qualidade no serviço prestado pelo hospital». Na unidade, criada em 1998, é feita a limpeza e esterilização de todos os objectos utilizados nos diversos serviços do hospital e artigos têxteis. O processo implicou m investimento de cerca de 30 mil euros, comparticipado pelo Programa Saúde XXI.

«O pessoal recebeu formação, o número de funcionários foi aumentado, os espaços redefinidos, foram adquiridos novos equipamentos de ponta, aperfeiçoou-se tudo o que já estava feito», referiu, Isabel Cristina, enfermeira responsável pelo serviço, lembrando que em 2005 tinha nove técnicos e neste momento tem 15. Entre outros equipamentos, dispõe de três máquinas de lavar e desinfectar e de igual número de esterilizadores. «Neste momento, as falhas são aceitáveis, mas são mínimas», garantiu.

Sobre o autor

Leave a Reply