Arquivo

ESTE estreia “As Cebolas de Napoleão”

Décima quinta produção da companhia do Fundão baseia-se no massacre de Alpedrinha, perpetrado na primeira invasão francesa

A ESTE – Estação Teatral estreia amanhã à noite “As Cebolas de Napoleão” n’A Moagem, no Fundão. A 15ª criação desta companhia tem como tema central as Invasões Francesas, com especial enfoque na I Invasão e no massacre de Alpedrinha perpetrado pelo general Loison, “o Maneta”, a 5 de Julho de 1808, por culpa de quem o povo criou a expressão “ir para o maneta”.

Três fuzileiros recordam o que fez o general de brigada Charlot quando, a caminho de Lisboa, se deparou com a pequena vila da Serra da Gardunha e, «das seis para as sete horas desse dia de Julho, deixou a impiedosa marca da destruição e da morte». Neste trabalho, a ESTE volta a recentrar a representação no corpo do actor, recorrendo à pantomima para criar toda uma narrativa de imagens, procurando que a percepção do aqui-agora torne essencial na vida a arte da presença. A dramaturgia e encenação são de Nuno Pino Custódio e a interpretação é de Patrick Murys, Ricardo Brito, Rui Sousa e Tiago Poiares. O espectáculo vai estar em cena até dia 12 (excepto segunda-feira).

ESTE estreia “As Cebolas de Napoleão”

Sobre o autor

Leave a Reply