Arquivo

«Este ano decidimos fazer uma Semana mais alternativa»

P – Qual é a expetativa da Associação para esta Semana Académica?

R – A nossa expectativa para esta Semana Académica é boa, pois tivemos uma boa recetividade ao cartaz. Contamos trazer não só a população e os estudantes da Guarda, mas também de outras cidades.

P – Por que se optou este ano por iniciar o evento com a benção dos finalistas e terminar com o cortejo académico, num domingo?

R – Este evento já começou com a bênção dos finalistas em anos anteriores, decidimos fazer este ano assim devido a situações de logística. Optámos por terminar a Semana Académica com o cortejo no domingo porque achamos que, deste modo, a população da Guarda poderá assistir ao desfile e sentir que os estudantes também conseguem criar dinamismo na cidade.

P – Estão programados apenas três concertos. É reflexo da crise e da falta de apoios, ou de outra contrariedade?

R – Decidimos este ano ter três concertos, tentando baixar um pouco os gastos da Semana Académica. O país está em crise e a conjuntura económica não é a melhor e nós também não quisemos entrar em grandes voos e adaptamo-nos à situação. Sempre conseguimos manter as nossas contas controladas e queremos continuar assim.

P – Como está a decorrer a venda de bilhetes?

R – A venda de bilhetes gerais está a correr bem. Tivemos em atenção a situação financeira dos estudantes e baixamos o preço do bilhete geral comparativamente ao ano passado, que foi de 30 euros. Este ano o bilhete esteve à venda por 23 euros na primeira semana depois do lançamento do cartaz e a partir de agora os estudantes podem adquiri-lo por 25 euros.

P – Qual é o orçamento para esta Semana Académica? Quanto desse valor está coberto pelos apoios?

R – O orçamento para esta Semana Académica vai rondar os cem mil euros e é inferior relativamente a outras edições. O valor que está coberto pelos apoios que temos anda por volta dos 30 mil euros.

P – É um cartaz para dar lucro? Onde será investida essa verba?

R – Não, este cartaz não foi feito com o intuito de dar lucro, mas sim para tentar cobrir as despesas. As situações não estão fáceis devido à crise que hoje sentimos.

P – Para quando uma Semana Académica na zona do semi-coberto do Parque Urbano do Rio Diz? Há condições para isso?

R – Este ano a Associação Académica tentou fazer a Semana Académica no pavilhão do estádio onde se realiza a Semana do Caloiro, para tentar baixar um pouco mais os custos, mas não nos foi possível devido a alguns impedimentos da Câmara Municipal da Guarda. Escolhemos o pavilhão do NERGA por todas as condições que oferece para a realização do evento. A Associação Académica não vai recorrer ao semi-coberto do Parque do Rio Diz dado ser um sitio não totalmente fechado e, se chover, torna-se complicado a realização do evento.

P – Qual é a noite ou atividade que mais aguarda este ano? Porquê?

R – Este ano decidimos fazer uma Semana mais alternativa, pensamos que todos os dias vão ser bons mas o que mais aguardamos é a noite de sexta-feira, 3 de maio, e a noite seguinte devido às bandas que vão subir ao palco, Bezegol e Richie Campbell, respetivamente.

Diogo Seco, presidente da Associação Académica da Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply